verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Frango com limão e alecrim

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Frango com limão e alecrim


O frango básico do almoço ou jantar não precisa ser tão básico assim. Lançando mão de temperos não tão usuais no frango, apesar de bem comuns e conhecidos, você prepara essa receita de uma forma prática e rápida. O frango com limão e alecrim pode ser feito com diferentes partes da ave - indico minhas preferidas -, não precisa ficar marinando e o sabor fica bem gostoso e delicado. Ótima opção para fazer um frango um pouco mais diferente e especial, mas com itens nada diferentes ou especiais.

O alecrim já é velho conhecido do frango. É notório que esse tempero combina muito com carne de ave. O plus da receita é o limão, que chega para dar um toque acentuado de sabor e não apenas para "limpar" o frango. Receita fácil e muito prática, com resultado leve e gostoso. Tem coisa melhor para o dia a dia?


Frango com limão e alecrim
(Rende 4 porções)

4 sobrecoxas de frango dessossadas
Suco de 1/2 limão comum*
1/2 colher de sopa de raspas de limão siciliano*
1 colher de chá de alecrim seco
Vinagre (usei de arroz)
Sal
Azeite

*Você pode usar só o limão comum para obter suco e raspas ou só o limão siciliano.

Limpe as sobrecoxas, retirando excessos de gordura e de pele. "Lave" os pedaços com o vinagre, deixando o frango descansar uns 5 minutos e enxaguando em água corrente em seguida. Tempere o frango com o suco de limão e o sal. Acomode as sobrecoxas em uma assadeira - aproveite o suco de limão do tempero e derrame por cima -, regue com um fio de azeite, e salpique o alecrim e as raspas de limão. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno médio por 30 min. Passado esse tempo, aumente a temperatura do forno para médio-alta, retire a cobertura de papel alumínio e deixe assar por mais 15 ou 20 minutos, para dourar. Cuidado para não esturricar.

Usei sobrecoxas dessossadas porque era o que tinha, pois essa parte do frango, ainda mais dessossada, é bem melhor para fazer rechear e fazer rolinhos. Aliás, no lugar dessas sobrecoxas, deveriam ter vindo do supermercado simples coxas, mas quem já conhece nossa gincana das compras (AQUI) deve imaginar o motivo do engano. De toda forma, use as partes do frango que são boas de assar, minhas preferidas são coxas e sobrecoxas.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: frango com limão e alecrim.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

6 comentários:

  1. Amei a receita adoro frango, o limão sempre uso, mas o alecrim nunca tinha experimentado, vou fazer depois conto como ficou,bjo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desta receita, também costunmo colocar alecrim e limão. Fica excelente.

    ResponderExcluir
  3. Adri como disse a Fê eu também uso normalmente o limão para temperar o frango, o odor do frango me desagrada, então gosto de deixar no limão por alguns minutos, mas nunca usei o alecrim na carne, de fato combina muito bem com aves. Boa idéia, ficou lindo seu frango, bem douradinho do jeito que gosto. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Meninas, essa receita vai além do suco de limão que se usa para "limpar" a carne de frango. O suco de limão vai todo na travessa que vai ao forno e ainda tem as raspinhas, esse toque que dá sabor ainda mais intenso. Experimentem essa caprichada no limão, fica muito gostoso :) Do alecrim, nem falo, combina demais! A Sandra não me deixa mentir :) Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adri querida, que delícia de receita!
    Se eu morasse perti de ti, ia querer sempre umas marmitas! rsrsrsrsrrs
    Beijosssssssss e muitas inspirações culinárias!
    Vero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vero, se a gente morasse perto ia rolar um escambo marmita-mosaico, uma loucura, rs. Beijoca, obrigada pelo carinho de sempre :)

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...