verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Macarrão com sálvia

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Macarrão com sálvia


Essa é uma daquelas receitas de preparo simples e de efeito surpreendente. A etapa mais "difícil" do prato é preparar o macarrão - aqui, não vale macarrão instantâneo, o trabalho é pouco pero no mucho.

O tipo de macarrão fica a gosto do freguês, mas, como o molho é bem líquido, as massas longas como o espaguete e o talharim casam melhor. O segredo de se conseguir fazer uma massa no ponto é...fazer! Com a prática, o aprendiz de cozinheiro passa a perceber o tempo exato que a massa deve ficar na fervura para não ficar dura nem cozinhar demais. Até chegar à perfeição, é altamente recomendável testar (comer mesmo um pouco da massa) até achar que o macarrão está firme, mas não duro. O risco é de se perder a fome para o almoço/jantar. Calma nessa hora.

Lembre-se de tirar o macarrão do fogo antes de ficar al dente, pois a massa ainda cozinhará um pouco depois de retirada da panela. É sutil, é tenso.

Uma coisa é certa: macarrão soltinho é aquele cozido em muita água. Os entendidos recomendam ferver 1 litro de água para cada 100g de massa. São 5 litros de água para um pacote de macarrão de 500g. Oi? Seguindo ou não piamente essa dica, tire sua conclusão.

Também sou adepta de colocar um fio de óleo e sal após a água ferver e antes de jogar o macarrão na panela, assim como escorro a massa debaixo da torneira de água fria. Certo, errado? Assim como Chicó, só sei que foi assim.

Atualização em 30.10.13: clique AQUI e veja todas as dicas de como preparar macarrão do jeito correto. Depois de algum tempo a gente acaba aprendendo uma coisa ou outra :)

O primeiro passo da receita é cozinhar o macarrão. Fiz 250g de espaguete, que alimentou bem duas pessoas famintas. Reserve a massa cozida.

Em uma panela, em fogo médio, junte 3/4 de xícara de azeite do bom, 1 colher de sopa de margarina e 1 xícara de folhas frescas de sálvia. Eu não tinha tudo isso de sálvia, coloquei o que eu tinha e ficou bem bom. "Frite" a sálvia no óleo por cerca de 1 min, 1 min e meio, até perceber que as folhas estão desidratadas, mas antes que elas escureçam. Não tire o olho da panela, as folhas estão lá verdinhas, bonitonas, você pisca e elas já começaram a escurecer. Quase queimei as minhas.

Abaixe o fogo e junte à panela o macarrão cozido, incorporando bem o molho à massa. Sim, está pronto. O sabor fica incrível.


Para acompanhar, salada de rúcula e tomate (Débora, que além de ser ótima para molhos, é ótima para saladas também) temperada com manjericão fresco e um pouco de azeite. Abaixo o sal nas saladas, não precisa.

----------------------------------------------------------

A receita original do macarrão com sálvia - que é para 500g de massa - está aqui, junto com outras receitas de molhos práticos de se fazer.

Os entendidos dizem que 100g de massa é a quantidade suficiente para 1 pessoa, logo um pacote de macarrão de 500g servem 5 cabeças. Os entendidos não devem conhecer algumas pessoas que eu conheço.



8 comentários:

  1. Nunca experimentei colocar Sálvia na massa mas tenho uma Sálvia na horta de varanda e gosto muito de chá de Sálvia com casca de citrino desidratada.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Rute!
    Aproveite que tem sálvia à vontade e experimente essa receita, é simples e deliciosa!
    Beijos :-)

    ResponderExcluir
  3. Não vai cebola e alho não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A receita original (cujo link está no final da postagem) não leva alho e cebola, mas, se gostar, fique à vontade para colocar, vai ficar bom também.

      Excluir
  4. onde eu encontro salvia fresca para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei onde você mora, mas por aqui não é difícil. Encontro sálvia fresca na maioria dos supermercados que frequento. Geralmente fica junto com as hortaliças frescas (onde você acha hortelã, salsinha, alecrim...). Pergunte no supermercado onde você costuma ir.

      Excluir
  5. hummmm....eu quero macarrao tudo de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse macarrão fica muuuito bom! E é facinho :) Bjo!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...