verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Frango com molho de laranja

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Frango com molho de laranja


A ideia era aproveitar duas laranjas que estavam na geladeira querendo ficar murchas, solitárias demais para virarem suco de laranja. Também havia a ideia de finalmente usar um peito de frango que estava duro feito pedra no congelador, sempre à espera de que um dia eu me lembrasse de descongelá-lo algumas horas antes de começar a fazer o jantar, e não na hora de preparar o jantar.

Depois de pesquisar algumas receitas de frango com molho de laranja na internet e escolher uma delas, resolvi fazer do jeito que eu achasse melhor, com o que eu tivesse na geladeira. Por minha conta e risco. Seguir receita e evitar riscos são para o fracos.

Não tenho paciência para marinar nada. Qualquer receita que tenha um pré-preparo (marinadas, massas que descansam) ou um pós-preparo (oito horas de geladeira) fica carinhosamente guardada em meus arquivos reais ou digitais, para um dia muito zen ou muito louco.

Posto isso, não marinei frango nenhum em suco de laranja. Em vez disso, peguei filés de peito de frango, temperei com a trindade sal-pimenta do reino-molho inglês e passei na frigideira com um pouco de manteiga, até ficarem bem dourados.

Abre parênteses. Antes, eu tinha fritado um pouco de alho bem picadinho na citada manteiga, para temperar uma salada de tomate. Fecha parênteses.

Reservei os filés de frango e, na mesma frigideira, coloquei o suco das duas laranjas (se eu tivesse mais, acho que teria colocado), temperei com um pouco de sal e pimenta rosa em grãos. Deixei o suco reduzir um pouco. Abaixei o fogo, coloquei algumas boas colheradas de creme de leite, dei uma misturadinha e desliguei o fogo. O creme de leite - por graça divina, eu acho - não talhou.

Abre parênteses. Usei creme de leite em lata, sem soro, que fica bem mais consistente e - cá para nós - é mais gostoso que a versão em caixa. Fecha parênteses.

Esparrame esse molho em cima dos filés de frango, deixe de frescura sobre misturar frutas em pratos salgados e seja feliz.

-----------------------------------------------------

Servi o frango com arroz branco e uma salada com tomate, alho bem picado frito e azeite. E só. Delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...