verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Relish ou picles? Conserva de pepino para hambúrguer

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Relish ou picles? Conserva de pepino para hambúrguer


O título da postagem já dá uma sugestão de como usar a conserva de pepino que vou mostrar a seguir: ela é campeã no hambúrguer. Inclusive comprava do industrializado só para não faltar nos meus hambúrgueres caseiros. O problema é que a conserva comprada pronta me deixa em um grande dilema, digo qual é depois da receita. E é tão rápido de se fazer que com pouco tempo você garante conserva de pepino para sempre, rs. Na hora de investir no preparo, faça umas três receitas e guarde nos potinhos na geladeira. Mostro também como higienizar os potes corretamente. Além do burgão, o molho tártaro e os sanduíches no geral agradecem a conserva de pepino alcançada. Confere só como é fácil de fazer.

Tenho provas de que meu hambúrguer perfeito leva relish/picles/conserva de pepino, como mostra a foto da receita de hambúrguer caseiro crispy. Aliás, na hora de arrumar boa companhia para sua conserva, se joga nas receitas de hambúrguer que já apareceram aqui no blog!

Hambúrguer caseiro crispy. O pepino em conserva não pode faltar.

Não sei bem qual a diferença entre relish e picles. Li por aí na internet que o relish seria com os vegetais em pedaços - fatias, cubos ou tirinhas - e o picles é quando o vegetal está inteiro, como acontece no caso dos minipepinos. No caso dessa receita, por essa lógica, seria um relish. Diferenças à parte, os dois mantêm os legumes em caldo avinagrado, para conservar e para dar sabor.

Conserva de pepino
(Rende um pote de cerca de 300 ml)

1 pepino japonês
180 ml de vinagre branco
1/2 xícara de açúcar
1 colher de sopa de sal
Temperos:
1 dente de alho
2 folhas de louro
1 colher de café de grãos de coentro
1 colher de chá de mix de pimenta (pimenta do reino preta, branca e rosa)

Corte o pepino em rodelas bem finas. Usei uma mandolina, mas dá para cortar com a faca também, só ter cuidado e paciência. Coloque as fatias de pepino em água fervendo, deixe 1 minuto e escorra, levando o pepino imediatamente para um recipiente de água com gelo, para dar choque térmico e garantir cor e crocância. Em uma panelinha, leve ao fogo o vinagre, o açúcar e o sal. Quando ferver e o açúcar tiver dissolvido, junte os temperos e deixe por 1 minuto. Escorra as fatias de pepino e coloque em um pote de vidro esterilizado. Derrame o caldo de vinagre por cima, até cobrir o pepino e usando uma colher para fazer o líquido penetrar. Recolha os temperos que sobrarem na panela e coloque dentro do pote, inclusive o louro e o alho. Tampe bem e, pelo sim pelo não, mantenha em geladeira. Aguarde uns 5 dias antes de usar.


Não coloquei porque não gosto, mas você pode acrescentar pétalas de cebola ao caldo. E esse é o grande dilema de comprar a conserva pronta: uma das vantagens de fazer em casa, para mim, é poder evitar a cebola, os relish industrializados têm mais cebola que pepino, cruzes. Vale também colocar pedaços de pimenta fresca ou mesmo pimenta seca. Alecrim, orégano ou tomilho seco também podem entrar, use os temperos que preferir.

Quem segue o Casa, Coisas e Sabores no Snapchat (casa_sabores) me acompanhou no momento em que estava fazendo essa conserva de pepino! Com vídeos e imagens, mostrei o passo a passo do preparo por lá. O conteúdo fica disponível para visualização apenas por 24h, por isso tem que ficar de olho. É só abrir o aplicativo do Snapchat no seu celular e proceder como se fosse tirar uma foto da figura abaixo. Pronto! Ele já abre o perfil do blog e é só seguir.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Relish ou picles? Conserva de pepino para hambúrguer.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------

Essa receita foi feita com base nesta AQUI do Panelinha.

3 comentários:

  1. oi Adri adoro esse tipo de conserva bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosinha! Eu também adoro, é prático para incrementar outras receitas :) Beijos!!

      Excluir
  2. Amei. Obrigada pela maravilhosa dica

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...