verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Macarrão de forno com berinjela e presunto cru

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Macarrão de forno com berinjela e presunto cru


Pensou em receita prática, pensou em macarrão de forno! Por aqui somos bem fãs desse preparo. Gosto sempre de preparar um prato completo na hora de montar o macarrão de forno, por isso costumo acrescentar vegetais e proteínas, como algum tipo de carne e queijo, para incrementar no sabor e nos nutrientes. E já acabou esse papo porque nem é o caso de "comida saudável". Se bem que vai ao forno e um pouco de queijo e presunto não é tão prejudicial assim... Já falei que tem legume? Bem, o que posso garantir é que fica uma delícia, dá pouco trabalho para preparar e, em pouco tempo, seu almoço ou jantar estarão resolvidos, prontos para servir. Ah, e é uma receita democrática, pois (quase) todo mundo gosta de massa. Pode fazer no jantar para os amigos ou família que vai ser sucesso! Acompanhe o raciocínio e veja que facilidade fazer algo gostoso e rapidinho.


Macarrão no café da manhã, no almoço e no jantar, pode? Não pode, e isso me impede de fazer tal coisa. Aqui em casa somos massalovers e quase tudo que vem do país da bota faz o maior sucesso. Sobrou alguma coisa, qualquer coisa? Daria um belo molho de macarrão! Sou dessas. Não faço distinção entre legumes, ovos, azeite ou manteiga, linguiça, carne, frango, peixe... tudo fica bom com macarrão. Dito isso, dá para entender com que facilidade passo para a etapa dois do processo: levar ao forno! Onde o molho aquece e se acomoda e o queijo derrete e se funde a todas as coisas... é um verdadeiro upgrade.

Depois dessa ode ao macarrão, dá-lhe receita. Você pode utilizar qualquer legume mais mole no lugar da berinjela. Abobrinha é prima-irmã, dá uma substituição perfeita, mas pedaços pequenos de abóbora, cenoura, brócolis ou couve-flor dão resultado tão bom quanto.

Macarrão de forno com berinjela e presunto cru
(Rende 3 porções)

250 g de macarrão (usei penne)
1 berinjela pequena em cubos
1 tomate em cubos
1/2 xícara de molho de tomate
2 colheres de sopa cheias de creme de leite (opcional)
100 g de presunto cru
100 g de queijo (parmesão ou muçarela)
Azeite, sal e manjericão

Em uma travessa que vá ao forno, coloque uma boa camada de azeite (tem que cobrir o fundo) e espalhe a beringela em cubos. Espalhe o tomate por cima e regue com um pouco mais de azeite. Leve ao forno alto por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, cozinhe o macarrão em água e sal. Escorra e reserve.

Clique aqui e veja todas as dicas para cozinhar macarrão do jeito certo

Retire a travessa do forno e junte o macarrão cozido. Coloque também o molho de tomate, o creme de leite e o manjericão. Misture o macarrão com o molho e os legumes com a ajuda de duas colheres - aqueles utensílios para misturar salada são bons para isso. Rasgue as fatias de presunto cru e acomode por cima do macarrão. Por cima de tudo isso, espalhe as fatias de queijo (ou parmesão ralado). Leve novamente ao forno alto por cerca de 10 minutos, apenas para o queijo derreter e tostar um pouco.


No lugar do manjericão, usei um pouco de molho pesto que tinha guardado na geladeira, mas pode usar as folhas frescas picadas ou mesmo manjericão seco. Se não tiver manjericão, orégano seco substitui bem. Não tem presunto cru? Vai de presunto cozido, peito de peru ou outros tipos de frios, como lombinho, salame ou copa. Só pode ficar bom. Ainda dá pra misturar um queijinho ralado junto com o macarrão antes de levar ao forno, pois não estou aqui para regular o queijo de ninguém.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Macarrão de forno com berinjela e presunto cru.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...