verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receita MFP - Pão de coco na máquina de fazer pão

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Receita MFP - Pão de coco na máquina de fazer pão


Tradicional no Ceará na época de Páscoa, o pão de coco é tão gostoso que devia aparecer todo dia, toda hora. Ok, não queremos banalizar a tradição, até porque acho que ele fica mais gostoso por ser tão esperado. O pão de coco costuma ser vendido nas padarias em formato de baguete (filão), mas o nosso saiu quadrado. Desvantagem da máquina de fazer pão, tudo sai em forma de bloco. Vantagem da praticidade, de colocar todos os ingredientes dentro e deixar a MFP fazer o seu trabalho. E você ainda tem a possibilidade de apenas bater a massa e assar no forno, dando o formato que quiser e tendo o trabalhinho apenas de moldar a massa. Essa receita foi adaptada para a MFP pela minha mãe, e deu tão certo, ficou tão gostoso, que tive que trazer para o blog! Veja como preparar.


O pão de coco, esse tradicional cearense, não chega a ser um pão doce, e isso que o deixa delicioso. Comê-lo ainda quente, com um naco de manteiga derretendo, é coisa deliciosa que você só consegue fazendo em casa. Está com sua máquina de fazer pão empoeirando em algum lugar? Vamos sacudir a poeira que a MFP faz você querer fazer pão todo dia, de tão fácil que é. É um trambolho? É. Mas, uma vez tendo em casa, é um desperdício não usar. Por isso, já vou deixando uma receita diferente para você se animar a usar a MFP.

Mamis tem a característica peculiar de não seguir receita. Ela pega um modo de preparo, lê e resolve fazer do jeito que ela acha que deve, modificando quantidades, retirando e acrescentando ingredientes. E em 99,8% das vezes dá supercerto! Foi o caso desse pão, que ela nunca tinha feito e resolveu adaptar uma receita para o preparo na máquina de fazer pão. Não sobrou migalha sobre migalha na Páscoa!

Não precisa esperar a data pra fazer o pão de coco. Fica um pão bem saboroso e perfumado, que vai fazer sucesso no café da manhã ou nos lanches. Ele recebe bem uma geleia, fica imbatível com manteiguinha - meu preferido - e pode receber até um requeijão ou queijo cremoso. Não dá para não fazer!

Pão de coco na máquina de fazer pão
(Pão de 900 g)
Utilize os medidores que vêm com a própria máquina

1 e 1/3 copo de leite de coco + água*
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de leite em pó
1 colher de sopa de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de coco ralado em flocos (+ um pouco para polvilhar)
2 colheres de chá de fermento biológico seco

*Meça 1 garrafinha de leite de coco (200 g) no copo e, o que faltar para a medida indicada, complete com água.

Coloque os ingredientes na forma da máquina, na ordem em que aparecem acima. Selecione o ciclo normal, com quantidade de massa de 900 g. Escolha a cor "clara" ou "média" para a massa e inicie o funcionamento. Depois que a MFP tiver batido a massa e estiver no último descanso antes de começar a assar - ou assim que começar a assar -, polvilhe um pouco de coco ralado em flocos por cima do pão.

O pão australiano também pode ser feito na máquina de fazer pão. Clique aqui e veja a receita.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Receita MFP - Pão de coco na máquina de fazer pão.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

10 comentários:

  1. Querida Adri, ando super ausente mas sempre na correria, acho que é o mal de todos né. Menina seu pão de coco me lembrou a infância, levava sempre de lanche na escola, pois minha mãe encomendava de uma senhora e eu amava, até hoje amo. Adorei a receita, vou tentar fazer, não tenho a maquina vou tentar no muque, espero que fique tão bom e bonito quanto o seu. Beijinhos, ótimo final de semana.
    PS: Ta tendo um sorteio lá no meu cantinho, se te interessar, participe. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josyta, vi que você reproduziu com louvor a receita do pão de coco no seu blog! Fico bem feliz que tenha gostado :) Beijoca!

      Excluir
  2. Acabo de verle a Josy, este pan y me ha parecido maravilloso, felicidades a tu madre por haberla adaptado a la máquina, la mía es distinta, pero de una manera o de otra, este pan lo haré seguro.
    Me ha encantado haberte conocido.
    Un beso desde España

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milia, me encantó tu mensaje! Muchas gracias! Ojalá te guste el pan y que logres adaptar la receta a tu máquina. Mi madre va a quedarse muy contenta con tu intento :) Besos.

      Excluir
  3. nessa receita não vai ovo? pode ser feita com Coco ralado de pacotinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A receita está descrita acima. O coco pode ser o que preferir.

      Excluir
  4. A farinha de trigo é comum ou aquela pra pão?

    ResponderExcluir
  5. Adoro coco e esse pão deve ficar delicioso!! Eu queria fazer, mas fiquei com dúvida sobre o tamanho do copo, para ser completado com água. De quantos ml. seria? Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os medidores são os que vem com a própria máquina de fazer pão. Se vc não tiver a máquina: 1 copo = 240 ml :)

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...