verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Brandade de bacalhau gratinada

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Brandade de bacalhau gratinada


Ainda tem um pedacinho de bacalhau que sobrou da Páscoa? Alguns supermercados também costumam fazer promoção de alguns itens depois que passa a data. A brandade de bacalhau é uma receita que faz um pedaço pequeno de bacalhau render horrores, bom para quando se quer aproveitar o que restou das compras para o almoço de Páscoa. É bem fácil de fazer e, tirando o bacalhau, leva ingredientes muito simples. Assim, dá para fazer uma gracinha em casa de vez em quando! Receita deliciosa, quem gosta de bacalhau vai adorar e até quem não gosta corre o risco de achar bom, pois o sabor do peixe está presente, mas de forma mais suave do que se fosse uma posta de bacalhau, por exemplo.


Usei um bacalhau dessalgado e congelado vendido em embalagem fechada no supermercado. Costuma ser meio caro, mas aproveitei uma boa promoção e, dessa forma, economizei trabalho. Mas dessalgar bacalhau não é difícil, só é preciso se programar com antecedência, porque demora. Se bem que, quando o pedaço é pequeno, de um dia para o outro você já resolve.Veja abaixo como fazer isso:

Clique aqui e veja como dessalgar o bacalhau

Brandade de bacalhau gratinada
(Rende 4 porções)

Cerca de 300 g de pedaços de bacalhau dessalgado (usei um dessalgado congelado)
2 batatas médias
1 xícara de leite
1 xícara de creme de leite fresco
2 folhas de louro
2 dentes de alho
Ervas da preferência (usei um mix de ervas finas - manjericão, tomilho, manjerona, salsa e segurelha)
1 colher de sopa de salsinha picada (usei coentro)
Sal e pimenta do reino
2 colheres de sopa de azeitonas picadas
3 colheres de sopa de azeite

Cobertura
2 colheres de sopa de farinha de rosca
2 colheres de sopa de parmesão ralado
Ervas da preferência
Sal e pimenta do reino

Descasque e corte as batatas, cozinhe na água até ficarem bem macias e passe no espremedor. Reserve o purê. Em uma panela, misture o leite, o creme de leite, o louro, o alho e as ervas. Leve ao fogo e, quando ferver, acrescente os pedaços de bacalhau. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos e, quando o bacalhau estiver cozido, retire-o do líquido. Descarte o louro e o alho, e reserve o líquido do cozimento. Retire a pele e as espinhas do bacalhau, e desfie com a ajuda de um garfo. Misture o purê de batata reservado ao bacalhau desfiado e vá acrescentando o líquido do cozimento até formar um purê macio - não usei o líquido todo, sobrou um pouco. Acrescente o coentro, sal (prove para ver se precisa) e pimenta do reino, as azeitonas e o azeite, e misture tudo. Coloque a "massa" de bacalhau em uma travessa que vá ao forno. Misture os ingredientes da cobertura e espalhe por cima do creme de bacalhau. Leve ao forno alto por cerca de 15 minutos, apenas para derreter o queijo.



O parmesão que usei não derreteu (???), ele tostou e ficou crocante, sem perder a forma. A marca que comprei é bem saborosa, mas derrete mal, fazer o quê? Aceitar o "parmesão palha". Ainda fui de maçarico no final, pra ver se conseguia "dobrar" o queijo, mas tudo que consegui foi um pouco de cinzas de coentro, rs. Foi mal, aê. Não faça isso, rs.

Acompanhei a brandade de bacalhau de arroz de brócolis e salada verde, mas só a salada já resolve, pois já tem o carboidrato da batata.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Brandade de bacalhau gratinada.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------

A receita que usei de base foi da brandade de bacalhau gratinada publicada pela chef Flávia Quaresma (clique aqui para ver), com trocentas alterações porque não tinha coisas que a receita pedia e não queria deixar de fazer. Sou fãzaça da Flávia, do tipo de cozinha que ela faz, dos projetos nos quais está envolvida, por ser do RJ, por ser um dos chef top sendo mulher em um meio ainda muito masculino... só pra ressaltar, rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...