verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo com leite evaporado

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Bolo com leite evaporado


Leite o quê? Leite evaporado, já ouviu falar? Conheci esse ingrediente não tem muito tempo, já que ele nem é comum no nosso país. Mas não se assuste que, na falta do produto pronto, a gente mostra gambiarras para fazer em casa - gostamos de gambiarras. A receita do bolo em si que acabou sendo a grande estrela, mas do que o uso do leite evaporado propriamente dito. Estava procurando receitas para aproveitar uma lata de leite evaporado trazido de viagem (#soudessas) e acabei encontrando esse bolo que, no fim, se mostrou delicioso! Se você é da turma das curiosas na cozinha (#soudessas), aproveite para testar o leite evaporado. Se não é, não deixe de fazer esse bolo mesmo assim. Vale a pena!


Diferente do leite condensado, o leite evaporado é bem líquido e não é adoçado. A doçura é bem suave, portanto dá para usar em receitas salgadas também. Ele tem coloração bege, cheiro bem "baunilhado" e nada mais é do que um "leite concentrado", tanto que a receita tradicional para obtê-lo em casa é reduzir no fogo uma quantidade de leite integral pela metade.


Na latinha que comprei, feita com leite de vacas holandesas (é mesmo! Haha), o fabricante até recomenda diluir o leite evaporado praticamente meio a meio com água para fazer um copo de leite pronto para o consumo.


Ainda seguindo a latinha, 100 ml da criança (cerca de 1/4 da lata) tem 141 kcal e é feito com leite com, no mínimo, 8% de gordura.

A receita master para usar leite evaporado é a torta de tres leches. Clique aqui e veja a receita.

Estou tentando multiplicar minha latinha em várias receitas micro para poder testar o leite evaporado das mais diferentes formas possíveis. Menor ideia de onde posso arranjar uma lata de leite evaporado no Rio de Janeiro. Onde você mora, tem para vender? Onde?

Bolo com leite evaporado
(Rende um bolo pequeno, na forma de bolo inglês)

2 ovos pequenos
4 colheres de sopa de manteiga
3/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 pitada (generosa) de noz moscada
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de leite evaporado*
1/2 colher de sopa de fermento para bolos
3 colheres de sopa de castanha picada (usei castanha de caju)

*Olha a gambiarra já usada para fazer o leite evaporado. Clique aqui e veja a receita.

Bata os ovos com a manteiga até formar um creme. Junte os ovos e bata bem, até ficar homogêneo, claro e "fofo". Acrescente a noz moscada, o sal e o extrato de baunilha, misture de leve. Junte a farinha de trigo e o leite evaporado, bata até ficar homogêneo. Coloque o fermento e mexa rapidamente. Coloque em uma forma de bolo inglês forrada com papel manteiga e salpique a castanha picada por cima. Leve a forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito para ver se está assado (LINK).

Essa cobertura de castanha de caju ficou... olha... você nem imagina. Boua demais! E é coisa boba, boa de fazer.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo com leite evaporado.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------------

A receita original, de bolo dourado, veio DAQUI.

4 comentários:

  1. Hmmmm..Parece bom e sabes que nunca mais vi esse leite evaporado por aqui? Vou procurar! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/quinze-dias-com-mafalda-pinto-leite-e.html

    ResponderExcluir
  3. Ri muito com o "gostamos de gambiarras" .
    Deve ser porque também #sou dessas.
    Adorei.
    Beijo.
    Nem ideia de onde encontrar...aliás, aqui onde moro, Foz do Iguaçu/PR, tem uma loja trè chic (e trè careira...) onde a gente costuma encontrar TUDO que quiser para uma receita "diferente". Chega a virar piada na cidade. Não sabe onde tem algo? Vai nessa loja!
    Vou tentar me lembrar de procurar esse leite na minha próxima visita...

    ResponderExcluir
  4. Lindo seu bolo.
    Me deu vontade de comer um bolo agora.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...