verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Torta com massa de arroz de calabresa e abobrinha (ou do que quiser)

segunda-feira, 30 de março de 2015

Torta com massa de arroz de calabresa e abobrinha (ou do que quiser)


Sua vibe na cozinha do momento é "qualquer coisa que seja rápida"? Vamos dar as mãos companheiro/a, porque o tempo, que nunca foi de sobra, parece que está ainda mais escasso. Receitas práticas e rápidas, que rendem bem e que são versáteis andam me salvando. E, acredite, elas ainda vão salvar você também. Por isso vale muito a pena guardar a receita dessa torta. Ela aproveita sobras de arroz e de outras coisas que estiverem rolando na geladeira, é do tipo bate tudo e tá pronta e é uma delícia. Serve para almoçar ou jantar, acompanhada de salada, ou para o lanche. É do tipo de receita que a gente ama e, ultimamente, ama com todas as forças do nosso ocupado ser. Veja o preparo, que moleza!


A receita veio do blog Teretetê na Cozinha, no qual a amiga Teresa batizou o prato de "torta fácil" e não foi à toa. O que mais gostei da receita foi do reaproveitamento do arroz cozido. Em casa, vira e mexe sobra arroz e fico sem saber o que fazer para transformá-lo em algo diferente de sopa ou "mexidinho de arroz". Sabe aquele momento de fazer a limpa na geladeira? Ele chegou, pois a cobertura da torta, que no meu caso foi de calabresa e abobrinha, pode ser do que você quiser. Sobrou carne ou frango? Vai dentro. Tem milho, ervilha, palmito? Maravilha, fica bom. Cenoura ralada, espinafre, pimentão, tomate? Sai uma versão vegetariana. As possibilidades são muitas.

Fiz algumas alterações nas quantidades da receita, apenas porque queria aproveitar todo o arroz que tinha e por causa da falta de alguns ingredientes. Como falei, a receita é bem curinga e pode receber várias coisas na massa e na cobertura. E receita boa é assim, resistente às gambiarras, rs.

Torta com massa de arroz de calabresa e abobrinha
(Rende uma forma redonda de 23 cm - 6 porções)

2 e 1/2 xícaras de arroz cozido
2 ovos
3/4 de xícara de leite
4 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de farinha de trigo
Sal, ervas finas e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de fermento químico para bolos

Cobertura
1/4 de xícara de linguiça calabresa picada
1 abobrinha pequena picada
1 colher de sopa de azeitonas picadas
Pimenta do reino e sal a gosto
Azeite
Parmesão ralado

Cobertura: misture todos os ingredientes em um recipiente, exceto o parmesão. Reserve.
Bata o arroz, os ovos, o leite e a manteiga do liquidificador. Bata bem, até o arroz ficar bem triturado. Acrescente a farinha de trigo, o fermento, os temperos e o sal, e bata rapidamente, apenas até misturar. Coloque a massa na forma (não untei) e, por cima, espalhe a cobertura. Salpique o parmesão e leve a forno preaquecido a 180º C por cerca de 30 minutos, até dourar em cima - e fique de olho nas bordas, não devem queimar.

Nessa sugestão, quem gostar pode acrescentar rodelas de cebola à cobertura. Coloquei os ingredientes da cobertura crus, não refoguei nem nada e deu certo. A preguiça e a praticidade - que são irmãs - agradecem! Na hora de colocar uma cobertura diferente, avalie se precisa passar pelo fogão antes. Como coloquei a calabresa bem picadinha e a abobrinha cozinha rapidamente, só o tempo de forno da torta já deu conta do recado.



Não se preocupe em untar e enfarinhar a forma, pois a ideia é algo prático, não é mesmo? Vá servindo às colheradas e seja feliz. Uma travessa de vidro é uma boa opção, pois as coisas acabam não grudando muito. Usei uma forma antiaderente, que costumo untar quando quero que não grude. Mas, nesse caso, não untei e não grudou nada, saíram os pedaços direitinho.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Torta com massa de arroz de calabresa e abobrinha.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------

A receita original é a ESSA do Teretetê na Cozinha.

4 comentários:

  1. Adri que honra o Teretetê por aqui.
    Obrigada pela menção. A sua ficou linda, com certeza gostosa.
    Virei fã dela, sempre fica um tiquinho de arroz de bobeira na geladeira.
    Abraços e uma excelente Páscoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, adorei a receita! Com certeza vou fazer outras vezes, sempre que tiver arroz de bobeira na geladeira, rs. Obrigada por compartilhar essa delícia :) Bjs!

      Excluir
  2. Oi, estou tentando tirar o gluten da minha alimentação sera que posso substituir a farinha de trigo por maizena ou fubá, sem prejuizo da rceita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, gleide! Talvez a maisena dê mais certo que o fubá na substituição, e acho que daria certo, mas só testando mesmo para saber :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...