verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo integral de banana (sem ovos)

quarta-feira, 25 de março de 2015

Bolo integral de banana (sem ovos)






Para quem ama bolos, mas também está preocupado com a saúde - de vez em quando, né? Rs -, essa receita de bolo integral de banana é uma boa opção de algo gostoso para o lanche ou café da manhã. Tem muita coisa boa dentro da massa, tem coisa saudável, tem especiarias e tem banana, que dispensa apresentações. A receita também é sem ovos, para quem não pode ou não quer consumi-los. A ideia de tirá-los do preparo foi para testar a substituição pela "geleia de chia" e, apesar de ter modificado a textura, a troca valeu a pena por tudo que o grão traz de bom. Confira a receita!


Na ausência dos ovos, o bolo fica mais denso. O sabor... é delicioso! Recomendo comer quentinho, assim que sair do forno, ou esquentar a fatia antes de comer. Pode colocar uma bola de sorvete? Pode. Estraga a ideia de ser saudável? Não se você preparar esse engenhoso e rápido sorvete de iogurte ou esse prático sorvete de banana.

Bolo integral de banana (sem ovos)
(Rende um bolo pequeno, em forma de bolo inglês)

1 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinha de aveia
1/2 xícara de açúcar mascavo
Raspas de 1 laranja
1 pitada de noz moscada
1 pitada de canela em pó
1/4 de xícara de iogurte natural*
1/4 de xícara de leite*
2 colheres de sopa de óleo
1/2 colher de sopa de chia + 2 colheres de sopa de água**
1/2 colher de sopa de fermento químico para bolos
2 bananas picadas
2 colheres de sopa de uva-passa

*Pode não usar o iogurte e colocar 1/2 xícara de leite.
**Deixe a chia hidratando na água por uns 10 min. Isso é para substituir os ovos, mas, se quiser, pode substituir por 1 ovo.

Misture, com uma colher, a farinha de trigo, a farinha de aveia, as raspas, a noz moscada e a canela em pó. Acrescente os líquidos: suco de laranja, iogurte, leite, óleo e chia hidratada, misture com a colher mesmo. Coloque o fermento e misture. Por último, junte a banana picada e a uva-passa. Coloque em forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 30 min.

A lista de ingredientes é grande, mas muitos itens são opcionais, apenas para dar sabor, e podem ser retirados sem prejuízo à receita. Para indicar o que pode ficar de fora, marquei em vermelho na receita. A ideia desse bolo integral de banana foi agregar o máximo possível de coisas boas, mas ainda poderia ter entrado algum tipo de castanha, por exemplo, aveia em flocos, linhaça, gergelim tostado... Experimente que vai ficar bom!
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo integral de banana (sem ovos).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

  1. Oi Adri querida, adoro bolos de banana ou receitas que levam banana, e este está mesmo especial e nutritivo. Estou adotando cada vez mais a farinha integral na minha cozinha, aveia e outras farinhas mais saudáveis. A idade chegou e preciso ficar mais atenta a saúde. Uma fatia dessa seria perfeita com uma bola de sorvete como vc sugeriu. Adorei. Ficou lindo. Beijinhos

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...