verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolinho de fubá com especiarias

quarta-feira, 18 de março de 2015

Bolinho de fubá com especiarias


Eu sei que você está sentindo cheiro de festas juninas e que elas, na verdade, ainda estão longe. Mas quem resiste a bolinho de fubá? Não deixe de fazer essa receita agora e também guarde para quando junho chegar. Ou vá fazendo várias vezes enquanto espera os festejos juninos, até lá você estará craque, rs. É impressionante como um toque a mais, coisa boba, faz a diferença no nosso bolo de fubá velho de guerra. Na companhia das especiarias, o que era bom ficou perfeito, só esperando um café fresquinho, passado na hora... e então, precisa mesmo esperar junho?

Bolinho de fubá com especiarias
(Rende 6 unidades)

1 ovo
1/4 de xícara de óleo
1/2 xícara + 2 colheres de sopa de leite
1/2 xícara de açúcar
3/4 de xícara de fubá
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento em pó para bolos
1 pitada de canela em pó
1 pitada de noz moscada ralada
1 colher de café de gengibre ralado (ou 1 pitada de gengibre em pó)
1 colher de chá de extrato de laranja caseiro (ou raspas de laranja)

Em um recipiente, misture bem o ovo e o óleo com um fouet, até ficar homogêneo. Acrescente o leite e misture novamente. Acrescente o fubá, a farinha de trigo e o açúcar, misturando tudo ainda com o fouet. A massa fica mole, mas não líquida feito massa de panqueca. E é tão simples bater na mão que recomendo assim. Acrescente as especiarias, misture. Por último, junte o fermento, mexa novamente para misturar. Divida a massa em 6 forminhas de cupcakes - aqui tenho a assadeira própria e uso a forminha de papel própria dentro dela, mas há um truque que indico abaixo - e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 15 a 20 minutos. Faça o teste do palito para verificar se está assado e não deixe o bolinho 1 minuto a mais no forno! Bolinho assado? Uma pitada de canela por cima cai bem.



Não tem a assadeira própria para cupcakes ou forminhas individuais de empada (que quebram o galho)? Use apenas as forminhas de papel para cupcakes: deixe umas 3 unidades juntas para cada bolinho, assim elas ficam mais firmes e isso evita que a forma se abra com o peso da massa. Acomode as forminhas em uma assadeira retangular comum e vai que dá! Clique aqui e veja a receita de muffins de chocolate com banana que fiz com essa gambiarra.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolinho de fubá com especiarias.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...