verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Risoto de arroz vermelho com shitake

segunda-feira, 2 de março de 2015

Risoto de arroz vermelho com shitake



Não é segredo para ninguém que a gente por aqui adora prato único. Eu sei que você também gosta - como não amar um preparo único, pouca louça para lavar? Por isso vou mostrar mais uma opção que sai do trivial, com poucos e bons ingredientes. O risoto de arroz vermelho com shitake traz a textura do grão e o sabor do cogumelo, em um prato vegetariano que basta por si só, mas pode servir de acompanhamento para carne. É leve, mas substancioso, nutritivo e delicioso. Porque se não for gostoso, não vale, esse é nosso lema! Se não tiver o arroz vermelho, o arroz integral também faz bonito. Ou mesmo o arroz árboreo/carnaroli para risoto. Ou mesmo o arroz parboilizado comum. Aqui também não vale ficar só olhando e não fazer. Veja que molezinha.


Risoto de arroz vermelho com shitake
(Rende 2 porções)
Obs.: contém laticínio, que pode perfeitamente ser retirado da receita.

1 xícara de arroz vermelho + arroz 7 grãos*
1 cenoura média em cubinhos
1 xícara de caldo de legumes**

200 g de shitake fatiado
3 colheres de sopa de alho poró picadinho
1/4 de xícara de vinho branco
1/3 de xícara de maçã desidratada
2 colheres de sopa de castanha de caju picada
2 colheres de sopa de creme de ricota
Azeite
Pimenta do reino
Sal

*Misturei meio a meio, mas você pode usar só o vermelho.
**Usei a água na qual cozinhei a cenoura, depois juntei um pouco de tempero vinagrete desidratado e deixei ferver em fogo baixo enquanto preparava as outras etapas do risoto. No final, obtive um caldo de legumes bem saboroso!

Cozinhe a cenoura até ficar al dente. Na própria panela que for fazer o risoto, refogue 1 colher do alho poró em um pouco de azeite. Junte o shitake, tempere com pimenta do reino e sal, e refogue por alguns minutos, até ficar macio. Reserve. Para agilizar, coloque o arroz na panela de pressão com 2 xícaras de água e deixe por 5 minutos após começar a chiar. Desligue o fogo e deixe por mais 10 minutos. Retire o arroz da pressão e descarte a água. Na mesma panela do shitake - que a gente evita lavar muita louça -, refogue o restante do alho poró com azeite. Junte o arroz, mexa um pouco, tempere com pimenta do reino e sal, e acrescente o caldo de legumes. Quando o líquido quase secar, junte o vinho e deixe que evapore bastante também. Junte a cenoura, a maçã e a castanha de caju, mexa um pouco. Acrescente o creme de ricota, misture mais um pouco. Sirva com o shitake reservado por cima (se o shitake estiver frio, aqueça antes).


Propaganda gratuita: o arroz 7 grãos, o vinagrete desidratado e a maçã desidratada são do A Casa Encantada Empório, que vende on-line temperinhos, ervas para chá, cereais... vários produtos naturais e saudáveis. Adoro esse tipo de produto e sou cliente! Ainda mais tempero desidratado... isso é vida para sua comida!
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Risoto de arroz vermelho com shitake.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------

A receita original é do site Basílico. Fiz algumas alterações, mas a base do sabor se mantém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...