verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Como fazer farofa - e uma farofa simples de alho e cebola

quarta-feira, 11 de março de 2015

Como fazer farofa - e uma farofa simples de alho e cebola


Se em alguns dias estamos inspirados para cozinhar coisas diferentes, em outros tudo o que a gente quer é aquela comidinha, velha conhecida. Eu, que sou novidadeira na cozinha, ando nessa vibe nos últimos tempos: as receitas mais simples andam me encantando. Carne cozida com legume, carne assada de panela, frango refogado. Ter para o jantar arroz, feijão bem temperado, farofa e um ovo frito me parece um manjar dos deuses. Sério, pensa numa pessoa comendo feliz. Essas redescobertas me fizeram voltar ao mais básico em vários aspectos, e também em matéria de farofa. E agora a farofa simples de alho e cebola é, para mim, a melhor farofa do mundo! São tão poucos ingredientes e tanto sabor... É tudo de que você precisa, vai por mim. Porque, afinal, as coisas de que a gente verdadeiramente precisa são bem simples, né? Ah, e preciso ressaltar que, se for para acompanhar a feijoada, faça a aposta certeira nessa receita.


Uma ode à farinha de mandioca: a vida seria mais chata sem ela. Todo mundo sabe que os estrangeiros se apaixonam pela farofa quando conhecem, simplesmente porque é coisa deliciosa. Não costumava fazer farofa para comer no dia a dia, mas, depois que comi essa farofa em um almoço da família - gente, é simples, simples - e relembrei o sabor, necessito dela. A dieta? Pode esperar ou posso virar um bola, o que vier primeiro.

Aproveito a ocasião e o fato de estar in love pela farofa para mostrar como prepará-la de forma digna e certeira, porque sei que muita gente tem dúvidas de como fazer. Na teoria, é simples, mas ninguém quer farofa seca ou gordurosa. Tem que ser no ponto. E fora que ninguém nasce sabendo, né? Então segura na minha mão e vem aprender a fazer farofa, que essa é fácil, ótima para começar, e muito curinga. Vai com tudo!

Farofa simples de alho e cebola 
(Rende 4 porções)

1 e 2/3 de xícara de farinha de mandioca torrada (cerca de 250 g)
1/3 de xícara de óleo
1 colher de sopa cheia de manteiga
3 dentes de alho amassados
3 colheres de sopa de cebola picada
1 colher de café de colorau
Sal

Em uma panela, esquente o óleo brevemente (coisa de meio minuto!) em fogo médio. Acrescente a cebola e vá mexendo de vez em vez. Quando ficar transparente, acrescente o alho e deixe até tudo dourar de leve. Junte a manteiga, deixe derreter, e coloque o colorau, misture. Vá jogando a farinha "em fio" com uma mão e mexendo com a colher com a outra. Um jeito bom de fazer isso é colocar a quantidade de farinha recomendada em um copo medidor, daqueles que têm bico. Vá mexendo continuamente por uns 3 minutos, para "cozinhar" a farinha e sua farofa não ficar com gosto de crua. Acrescente sal a gosto, dê uma mexidinha final e tá pronto.

Essa receita é puxada no alho, se não for muito fã, pode reduzir a quantidade. E pode aumentar a dose de cebola também, pois, nesse caso, eu que não curto muito. Dominando a receita da farofa simples, você pode ir desenvolvendo técnicas mais avançadas no futuro e fazendo farofas mais complexas, com outros ingredientes. Itens que precisam fritar (linguiça e outros embutidos, ovo, banana) devem entrar no preparo antes da farinha de mandioca, na parte da cebola. Ingredientes como azeitonas, cenoura ralada, frutas secas e frescas (ameixa, passas, damasco, maçã) entram logo depois do sal, já no final do preparo. 



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Como fazer farofa - e .ma farofa simples de alho e cebola

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

  1. Uma farofinha tem seu valor! Adoro! Boa receita! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Deu água na boca!!!
    Adoro! Uma paixão que nasceu em mim tardiamente, mas que veio para ficar.
    Particularmente prefiro usar a farinha de mandioca branca e fininha, facilmente encontrada em Santa Catarina. Onde moro já não é tão fácil de achar e, quando encontro, não é exatamente como aquela que eu queria...
    Fora isso, concordo com você: simples, já é perfeita, e pode ser o ponto de partida para muita criatividade!
    Abraço e obrigada pelo toque de inspiração nosso de cada dia.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...