verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Curd de maracujá para recheio

quarta-feira, 4 de março de 2015

Curd de maracujá para recheio


O maracujá e seu azedinho são ingredientes perfeitos para doces, disso você já sabe. O aroma e o sabor levam delicadeza a qualquer sobremesa, resultando em "doces não muito doces" que costumam agradar quem não é da turma das formigas que encaram uma sobremesa açucarada com força, fé e foco. Sou das formigas loucas por açúcar, mas acho que os cítricos rendem excelentes sobremesas. Neste quesito, o curd de maracujá é pau pra toda obra: recheia bolos e cupcakes, junta metades de biscoitinhos, cobre tortas... É bonito com seu tom amarelo solar, é gostoso - muito! -, é aveludado na textura e é fácil de fazer. Razões para preparar curd de maracujá não faltam. E nada impede de lambuzar um biscoito comum com o creme doce e azedinho e mandar para dentro, assim, sem muita cerimônia. Acompanhe a receita que tem a dica do preparo para seu curd não talhar!


Essa versão de curd de maracujá saiu com base nas receitas que encontrei nos blogs A Cozinha Coletiva, que também é a fonte da forma de preparo, e Prato Fundo. A consistência da receita que mostro abaixo fica boa para usar como recheio e cobertura de torta, siga o preparo que não tem erro. Ah, e o negócio é trabalhado na gema de ovo mesmo, ela que "engrossa" o curd, além de dar sabor.

Curd de maracujá 
(Rende um pote de cerca de 150 g)

1/3 de xícara de suco de maracujá*
4 gemas
1/2 xícara de açúcar
50 g de manteiga gelada em cubos
1 pitada de sal

*Usei suco concentrado de maracujá de boa qualidade e ficou ótimo, mas da fruta sempre fica melhor! Essa quantidade é equivalente a suco de 2 maracujás, mais ou menos. Leve a polpa ao liquidificador e pulse umas 4 ou 5 vezes, para soltar os caroços. Coe e use.

Misture o suco de maracujá, as gemas (passadas na peneira) e o açúcar em uma panela. Misture e leve a banho-maria - usei uma frigideira com água e coloquei a panela dentro. Vá mexendo sem parar, por cerca de 10 minutos, sem deixar ferver. Controle a intensidade da chama do fogão ou retire a panela do banho-maria se sentir que está quente demais. Dica: a água do banho-maria não deve chacoalhar, no máximo formar bolhinhas. Quando estiver consistente, no ponto em que você passa as costas da colher no creme, passa o dedo e o creme não se junta, retire do fogo. Misture o sal e a manteiga, aos poucos, misturando e deixando a porção de manteiga dissolver a cada adição. Passe o creme ainda quente pela peneira e leve à geladeira - engrossa um pouco mais depois de frio.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Curd de maracujá para recheio.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------------

As fontes foram ESSA receita do A Cozinha Coletiva e ESSA do Prato Fundo.

2 comentários:

  1. Deve ser muito bom! Vale provar! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia! Amo maracujá e vou testar tua receita logo.
    Teu texto, torna tudo ainda mais delicioso, como sempre. Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...