verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Gazpacho do Gordon Ramsay - uma sopa muito leve!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Gazpacho do Gordon Ramsay - uma sopa muito leve!



Alto verão. Mesmo quando dá uma chuvinha, como nos últimos dias - e chove, chuva, estamos precisando! -, o termômetro continua lá em cima. Pratos leves ajudam a passar pelo verão dos trópicos com mais dignidade, e leveza é o sobrenome dessa receita. Mas não é o sobrenome do Gordon, que é Ramsay! Rs. O famoso chef britânico fez uma versão delícia da também famosa sopa fria espanhola, o gazpacho. A receita não vai ao fogo, é muito fácil e rápida de fazer, e fica deliciosa. Algo leve e frio é tudo o que a gente quer almoçar/jantar nesses dias, não é? Prepare os ingredientes, poucos e bons, e mãos à obra!


O gazpacho é como se fosse uma "salada líquida", pois não leva nenhum tipo de carne. Todos os ingredientes são muito frescos e, confesso, fiquei com a maior vontade de comer antes mesmo de passar pelo liquidificador, já estava apetitoso o suficiente para mim, rs. Fica a dica. Há formas diferentes de fazer o gazpacho, essa que escolhi é a receita do chef Ramsay. Já vi pela internet gente que não usa o pão. Caso esteja evitando carboidrato, essa é uma opção, mas alerto que a consistência fica bem mais líquida.

Para servir de entradinha, nesse calorão, gazpacho é uma opção perfeita! Coloque em copinhos - aqueles copos americanos de bar ficam lindos - e enfeite com um bastão de pepino ou um pedaço de cebolinha, como na sugestão da foto.

Gazpacho
(Rende 3 porções)

5 tomates pequenos e maduros (usei italianos)
1 pepino pequeno
1 pimentão verde pequeno
1/2 pimentão vermelho
1/2 xícara de cebolinha picada
1/4 de xícara de azeite
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
3 fatias de pão integral
2 dentes de alho picado
1/3 de xícara de manjericão fresco (usei umas colheradas de molho pesto)
Sal e pimenta do reino
1/2 xícara de água gelada

Corte em cubos grandes o tomate (com pele e sementes), os pimentões e o pepino (sem casca, sem sementes). Misture todos os ingredientes em uma travessa e deixe "marinando" na geladeira. Recomenda-se deixar por algumas horas, mas 20 minutos são suficientes. Bata tudo no liquidificador, usando água apenas o necessário para bater e ficar da consistência desejada. Sirva com croutons ou fatias de pão tostado (esfregue um dente de alho no final, fica boooom!).

Aprenda a fazer croutons no micro-ondas

No final das contas, a quantidade de cada ingrediente é bem a gosto. você pode optar por colocar mais tomate e menos pimentão, você pode utilizar uma proporção de meio a meio, ou mesmo dispensar o pimentão, se achar o sabor forte demais. A receita original indica colocar tomate, pimentão, tudo com casca, mas confesso que ficou um bagacinho que me incomodou um pouco. Da próxima vez, vou pelar o tomate e o pimentão, para ficar com uma textura mais delicada.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Gazpacho do Gordon Ramsay - uma sopa muito leve!

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...