verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo integral de maracujá e a aula de Bolos Caseiros Integrais (RJ)

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Bolo integral de maracujá e a aula de Bolos Caseiros Integrais (RJ)


O cheirinho maravilhoso de maracujá está lá. O sabor delicado e irresistível da fruta também. Mas, além disso, tem também muita coisa boa e saudável nesse bolo integral de maracujá! Fácil de fazer, saboroso e com textura macia, é perfeito para acompanhar um chá ou o café no lanche da tarde. Começar o dia com um bolo de maracujá gostoso e cheio de nutrientes também não é nada mal. São receitas como essa que vou mostrar na aula de Bolos Caseiros Integrais que vou dar no próximo sábado (08/11), no ateliê Bendita Panela. Mais do que uma aula para mostrar receitas, a ideia é que os alunos aprendam a técnica correta de preparar bolos e os detalhes que melhoram o resultado final de seus bolos integrais. Como aperitivo, veja como fazer a receita do bolo integral de maracujá.


Aula de Bolos Caseiros Integrais

Sabe aquela meia careta que algumas pessoas fazem diante de um bolo integral? Esqueça! Pois bolo caseiro integral pode ser muito saboroso, com ingredientes selecionados, e ainda tem a vantagem de ser nutritivo e saudável. A aula mostra três receitas de bolos com ingredientes não refinados e nutritivos. Veja também como fazer uma calda de cacau tipo brigadeiro, sem leite condensado e “curinga” para cobrir bolos integrais. Desde a opção clássica que leva banana e maçã, até um bolo de canela que surpreende e uma receita sem lactose, aumente seu leque de opções para fazer em casa bolos integrais que vão agradar a todos. As receitas que serão preparadas:

  • Bolo Cuca integral de Maçã e Banana
  • Bolo integral de canela com creme de nozes
  • Bolo integral de cacau com granola
  • Calda de cacau tipo brigadeiro (sem leite condensado)
Chame as amigas/os amigos e vem fazer bolo integral comigo! Para se inscrever no curso, clique AQUI.

Voltando para a receita, o bolo integral de maracujá tem um toque especial: a polpa da fruta é utilizada integralmente, com sementes e tudo. Além de conferir um crocante bem interessante ao bolo, as sementes de maracujá acrescentam fibras e óleos do bem. Atenção: essa receita contém glúten e lactose. Esse bolo é integral, receitas sem glúten e/ou sem lactose são outra história...

Veja aqui receitas sem glúten
Veja aqui receitas sem lactose

Bolo integral de maracujá 
(Rende 1 bolo pequeno)

2 ovos (separe gemas das claras)
1/3 de xícara de óleo
1/3 de xícara de leite
3/4 de xícara de açúcar demerara ou mascavo
Polpa de 1 maracujá
1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo integral
1/4 de xícara de farinha de aveia
1/2 colher de sopa de fermento em pó para bolos

Calda (opcional)
1 colher de sopa de polpa de maracujá
1 colher de sopa de açúcar demerara ou mascavo
4 colheres de sopa de água

No liquidificador, bata as gemas, o óleo, o leite, o açúcar e a polpa do maracujá (com sementes e tudo). Deixe as sementes trituradas grosseiramente. Em uma tigela, junte a farinha de trigo e a farinha de aveia à parte líquida que foi batida do liquidificador. Misture com uma colher, até ficar homogêneo. Bata as claras em neve (fiz à mão mesmo, com o fouet) e agregue delicadamente à massa. Junte o fermento e misture. Coloque a massa em uma forma de bolo inglês - ou outra forma pequena - untada e enfarinhada ou forrada com papel manteiga. Leve ao forno preaquecido a 180º C por 30 a 40 minutos.
Calda: leve todos os ingredientes ao fogo baixo, deixando ferver por alguns minutos. Espalhe por cima do bolo ainda morno.


As pintinhas no bolo das sementes de maracujá são um charme! Não consegue sementes de papoula, porque são caras e difíceis de encontrar? Taí seu bolo com pintinhas e não se fala mais nisso, rs.

Quais os cuidados com os ingredientes usados para preparar bolos?
Como escolher os ingredientes para preparar bolos integrais?
Açúcar demerara ou mascavo, qual usar?
Como evitar que o bolo integral fique seco?

Essas e outras dúvidas serão tiradas na aula! Para mais informações, entre em contato com o Bendita Panela (contato@benditapanela.com.br ou (21) 3507-5400). 

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo integral de maracujá e a aula de Bolos Caseiros Integrais (RJ).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------

A receita foi baseada no bolo de maracujá da edição nº 33 da revista Casa e Comida, com as adaptações necessárias para uma versão integral.

7 comentários:

  1. Fiquei com vontade aqui! Boa receita,mais uma!!! bjs, chica e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá, qeuria Adri
    Copei pra fazer pois o que é integral faz muito bem...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  3. Que bolo maravilhoso!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderExcluir
  4. Deve ser gostoso, mas jamais serviria como dieta Low Carb. Qualquer farinha de trigo não é!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem açúcar, nem aveia. Tudo isso é carboidrato demais pra estar nesta pasta de nome LOW CARB. Óleo, só se for de coco ou azeite de oliva extra virgem prensado a frio.

      Excluir
    2. Em momento nenhum da postagem está dito que essa receita é "low carb", não sei onde você viu isso... se você viu o link dessa receita em algum outro lugar associado a algo low carb pode ter certeza que não fui eu quem coloquei, porque ele não é. E low carb diz respeito a teor de carboidrato, e a maioria dos óleos são zero carboidrato. Nessa lógica deturpada de dieta restritiva, pode-se beber litros de óleo de soja, porque é "zero carb" :/
      Recomendo também obter informação
      com um nutricionista, melhor fonte.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...