verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Macarrão com queijo ou mac 'n' cheese à brasileira

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Macarrão com queijo ou mac 'n' cheese à brasileira


Campeã de praticidade, rapidez e aconchego para o estômago, essa receita será lembrada naquele dia frio em que a preguiça de preparar almoço ou jantar reina. O macarrão com queijo é muito, mais muito, fácil de fazer. Pode chamar de macaroni and cheese, ou abreviar para mac 'n' cheese, mas o nosso macarrão com queijo foi "abrasileirado" com o que a gente tinha à mão. Continuou muito saboroso e ainda ficou mais leve, mas pode preparar a versão tradicional, se quiser. Ou inventar o seu jeito, o modo de preparo da receita é o mesmo.


Pode procurar no pai gúgol: mac 'n' cheese é uma amada e amplamente difundida receita americana. Não tem nada de mais, porém leva queijo, muito queijo, e isso já é bastante coisa. Tradicionalmente, a receita leva queijo cheddar, mas nada parecido com o queijo cheddar-nacho-amarelo gema que costumamos encontrar por aqui. Portanto, acabei usando o queijo minas padrão, mas você pode usar qualquer queijo que derreta que vai ficar bom.

Macarrão com queijo ou mac 'n' cheese à brasileira
(Rende 2 porções)

200 g de macarrão*
3/4 de xícara de queijo ralado (usei minas padrão)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite
Noz moscada
Pimenta do reino
Sal

*Usei rigatoni nº 24, as massas curtas (caracol, parafuso, gravatinha etc.) caem melhor na receitas.

Cozinhe o macarrão (clique aqui e veja as instruções). Prepare o molho: faça como na receita de molho branco (clique aqui e veja), coloque a manteiga para derreter com a farinha de trigo, e mexa até ficar dourado. Junte o leite e vá mexendo com um fouet, para evitar de empelotar. Tempere com noz moscada e pimenta do reino, e junte metade do queijo ralado. Prove e acerte o sal. Misture o macarrão no molho branco e coloque tudo em uma travessa. Espalhe por cima o restante do queijo ralado e use o maçarico para gratinar.

"Não tenho maçarico!". Eu também não tinha, agora comprei um simplezinho que vem me deixando muito feliz. Caso não tenha esse equipamento, faça o molho como indicado na receita, mas, na hora de cozinhar o macarrão, não deixe-o cozinhar totalmente, ele deve ficar ainda firme. Misture massa e molho, coloque na travessa, salpique o queijo e leve ao forno em temperatura alta para derreter o queijo por cima.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Macarrão com queijo ou mac 'n' cheese à brasileira.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Delícia!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderExcluir
  2. isso é tudo menos um mac and cheese. Mas parece gostoso

    ResponderExcluir
  3. Oi! É difícil dizer o que é o original em receitas muito difundidas como essa, mas basicamente é uma massa curta e um molho à base de bechamel (o molho branco) e queijo, geralmente o cheddar - que não tem nada a ver com o cheddar que temos por aqui. A base do mac 'n' cheese tá aí... mas pode chamar de macarrão com queijo se preferir :) Fica bem gostoso!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...