verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo kit kat com pão de ló e recheio de mousse de limão

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Bolo kit kat com pão de ló e recheio de mousse de limão


Depois de toda a blogosfera - internacional e nacional - ter feito o bolo kit kat, chegou a vez do Casa, Coisas e Sabores! Antes tarde que mais tarde, né? Atesto a facilidade da decoração, realmente é a salvação para quem não tem muito jeito e uma mão na roda para quem não está com tempo. Aproveito para mostrar a receita de um recheio para bolos que é fácil, diferente e gostoso: mousse de limão. A combinação do leve azedinho do recheio com o chocolate da cobertura e da decoração fica uma delícia! Confira todos os truques (e medidas) para fazer o famoso bolo. Quantos kit kat usar? A gente abriu planilhas, usou réguas e fez todos os cálculos para você comprar o material na medida.


Bolo kit kat
(Rende uma forma redonda de 23 cm, que dá cerca de 20 pedaços)

Massa de pão de ló
8 ovos
1 xícara de açúcar
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de extrato de baunilha

Recheio
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
Suco de 2 limões
Raspas de 1 limão
1 pacote de gelatina sem sabor (12 g)
1 xícara de água

Calda
1 e 1/2 xícara de água
3 colheres de sopa de açúcar

Decoração
1 receita de ganache (clique aqui e veja)
11 pacotes de kit kat (44 palitinhos)
200 g de confeitos tipo balls de chocolate, ou outro que queira

Pão de ló: na batedeira, bata em velocidade média os ovos e o açúcar peneirado, até dobrar de volume (deixei uns 10 min, precisa bater bem). Desligue a batedeira, acrescente a farinha de trigo peneirada aos poucos, assim como a baunilha, e misture delicadamente com uma colher ou fouet, apenas até misturar bem. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180° C por cerca de 30 minutos. Acabei assando a receita em duas partes, batendo metade de cada vez e obtendo dois discos de massa. Não ando muito bem-sucedida mão torta na hora de cortar o bolo ao meio. Assim, cada disco de massa ficou uns 18 min no forno.
Recheio: dissolva a gelatina na xícara de água, em banho-maria ou no micro-ondas. No liquidificador, bata o creme de leite, o leite condensado e o suco/raspas de limão. Acrescente a gelatina dissolvida e bata mais um pouco. Atenção, todos os ingredientes em temperatura ambiente. Leve a mistura à geladeira por alguns minutos, para firmar.
Calda: leve água e açúcar ao fogo médio e deixe até reduzir pela metade. Utilize fria.
Montagem: discos de massa frios, salpique o disco de baixo com a calda (usando colher ou pincel) e espalhe o mousse de limão. Coloque o outro disco por cima e salpique novamente com a calda. Espalhe a ganache no topo e nas laterais do bolo - não precisa muito afinco, vai ficar escondido. Vá grudando cada palitinho de kit kat na lateral do bolo, um ao lado do outro, até completar a borda. Espalhe os balls de chocolate por cima e pronto!


A decoração tradicional do bolo kit kat manda também arrematar a lateral com fita e laço, dando a volta em todo o bolo. Como era um aniversário masculino, deixei esse detalhe de lado. Acabei usando 10 pacotes de kit kat nesse bolo, mas tive que deixar uns milímetros entre um bastão e outro para poder fechar a lateral. Com 11 pacotinhos, é o ideal para deixar os bastões bem juntinhos e circundar totalmente o bolo.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo kit kat com pão de ló e recheio de mousse de limão.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

4 comentários:

  1. Diferente e muito bom,parece ser!Gostei da sugestão! bjs, linda semana! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, fica a dica para o próximo aniversariante da casa, o bolo é relativamente fácil de fazer ;) Beijos!

      Excluir
  2. Eu queria que este bolo fosse de chocolate, tem jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gleide! Para fazer a massa de chocolate, substitua a quantidade de farinha de trigo por 3/4 de xícara de farinha de trigo + 1 xícara de chocolate em pó. Misture os dois, peneire e utilize da mesma forma que a receita pede para usar a farinha. Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...