verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Biscoito amanteigado de canela aos pedaços

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Biscoito amanteigado de canela aos pedaços


Gosta de biscoitos, mas não tem muita paciência de modelar? Vou dizer que eu era assim, morria de preguiça, mas a mania de cortadores de biscoito acabou me animando um pouco. No entanto, o biscoito amanteigado de canela aos pedaços é o jeito mais simples e sem trabalho que eu conheço de fazer biscoitos. Não tem modelagem e a massa tem como base nossa velha conhecida dos biscoitos amanteigados, que leva poucos ingredientes e é bem versátil na hora de receber variações. Nesse caso, por exemplo, os biscoitos ganharam canela e um toque de água de flor de laranjeira, que é opcional, mas "levanta" o sabor dos biscoitinhos que é uma beleza.

A ideia de combinar canela com o toque de água de flor de laranjeira veio de uma outra receita que aprendi em um curso de confeitaria. Resolvi aplicar o sabor à receita que já conhecia e deu muito certo. Já tinha visto também na internet essa de cortar a massa em fatias, mas com massa de scones (também temos receita! Clique aqui e veja). Dessa misturada toda saíram esses biscoitos deliciosos e perfumados, que ficam prontos rapidamente e não exigem de grandes habilidades para poder preparar. A gente gosta muito.

Biscoito amanteigado de canela aos pedaços
(Rende 8 biscoitos grandes)

1/2 pacote de creme de arroz (100 g)
1 xícara de farinha de trigo
1/2 de xícara de açúcar mascavo
4 colheres de sopa cheias de margarina ou manteiga
1 colher de chá cheia de canela em pó
1 colher de chá de água de flor de laranjeira (opcional)

Em um recipiente, coloque o creme de arroz, a farinha de trigo, o açúcar e a margarina. Misture com as pontas dos dedos, até ficar tudo bem homogêneo e parecendo uma farofa úmida. Faça uma bola com a massa e coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga. Amasse o centro da bola com a palma das mãos e depois vá ajeitando as laterais, empurrando-as para dentro. Vá fazendo esses dois movimentos até que a massa esteja com uma espessura de cerca de 1 cm. Garanta que todas as partes do disco fiquem com mais ou menos a mesma espessura. Leve a massa à geladeira por uns 15 minutos, só para firmar um pouco. Com um cortador de pizza - ou uma faca, de preferência grande e sem serra -, faça um corte em cruz e outro em X, obtendo 8 fatias. Não separe as fatias nem mexa na massa, leve o disco inteiro com os cortes ao forno preaquecido baixo (160 ºC) por 20 a 30 minutos. No meu caso, ficou por 25 minutos. O biscoito sai um pouco macio e depois de frio endurece mais, não deixe o fundo queimar. Polvilhe açúcar comum com canela ou açúcar de confeiteiro. Dá para soltar as fatias do biscoito com as mãos.



Foi uma mão bem torta que fatiou a massa do biscoito, eu sei. Não faça como eu e tenha mais capricho. Em vez de fazer os 4 cortes na massa que sugerimos, você pode fazer 8 cortes e obter fatias mais finas e, consequentemente, biscoitos menores. Dessa forma, acho que fica mais delicado para servir de acompanhamento do cafezinho das visitas, por exemplo. Você também pode surtar e cortar apenas em cruz, obtendo 4 megafatias de biscoitos. A receita é sua, você faz do jeito que quiser e ninguém vai lhe criticar, não deixo. Sem corte nenhum vira um biscoitão. Eeeeh... aí.... tem que ver isso aí...



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Biscoito amanteigado de canela aos pedaços.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...