verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Sanduíche indiano

segunda-feira, 31 de março de 2014

Sanduíche indiano


Acredite, há mais coisas (ou pelo menos pode haver) entre duas fatias de pão do que julga a nossa vã filosofia. Se o seu conceito de sanduíche é aquela coisa improvisada, sempre com queijo e presunto, você precisa abrir sua mente. A praticidade se mantém, mas um sanduíche mais elaborado faz bonito na refeição e ainda pode ser uma opção saudável e equilibrada para o almoço ou jantar. É esse o caso do sanduíche indiano. Fácil, fácil de fazer, diferente, leve e cheio de sabor, para seu sanduíche da correria nunca mais ser o mesmo. Depois da receita, ainda tem dicas dos ingredientes "tem que ter" na despensa para você conseguir improvisar um sanduba no capricho sempre que precisar. Veja os ingredientes que usei no sanduíche indiano e deixe a receita na porta da geladeira, ela ainda vai te salvar.

Apesar de não ter tantas receitas de sanduíche aqui no blog - isso vai mudar! -, faço muito em casa, geralmente quando quero um jantar mais leve, e gosto de preparar sanduíches mais elaborados. Tiro vantagem também de ter um mercado-deli próximo que vende uma infinidade de patês prontos, fatias de rosbife, carne assada, caponata... dá para fazer a festa (o mercado também faz a fe$$$ta) do sanduíche sem ter muito trabalho. A receita do sanduíche indiano veio do pacote do pão de forma que comprei, da Firenze, e o resultado de sabor é incrível comparado à simplicidade do preparo. Trabalho pouco, sabor muito. A gente gosta.

Sanduíche indiano
(Rende 1 porção)

2 fatias de pão integral
1/4 de xícara de iogurte natural (ou maionese)*
1 colher de chá de curry
Sal
1/2 xícara de frango desfiado**
2 folhas de alface americana
8 fatias finas de maçã verde (pode ser da vermelha)

*Ao usar o iogurte, tem que fazer e comer, pois ele começa a encharcar um pouco o pão. Da próxima, pretendo dessorar o iogurte ou tentar com o iogurte grego.
**Usei sobras de frango assado desfiadas. Você pode usar sobras de frango cozido ou mesmo grelhar um filé de peito de frango e usar desfiado ou aos pedaços.

Misture o iogurte, o curry e o sal em um potinho. Espalhe metade desse creme em uma fatia de pão, coloque 1 folha de alface e o frango por cima. Acomode as fatias de maçã, espalhe o resto do creme e, por cima, o restante do alface. Cubra com a outra fatia de pão e sirva.



Dicas para sanduíche
- Na hora de montar, uma boa estratégia geral é combinar um tipo de pão (carboidrato), proteína (carne, frios, queijos), vegetais (folhas, vegetais crus ou cozidos) e algum molho ou patê para o sanduíche não ficar muito seco.
- Para os sanduíches, são uma mão na roda para ter na despensa: atum ou sardinha (prefira na água), milho, palmito, champignon, todos em conserva.
- Para ter na geladeira: ovos, queijo (branco, ricota, prato etc.), cenoura crua ralada, folhas higienizadas (clique aqui e veja como armazenar suas folhas prontas para usar), caponata e patês (clique aqui e veja a receita). Ter frango desfiado pré-cozido no freezer salva, você pode preparar o seu e guardar ou comprar no supermercado (tem uma marca que vende congelado).
- O pão de forma, considero o integral de melhor resultado, é o padrão para montar seus sanduíches, mas tente variar o tipo se houver possibilidade. O próprio pão francês, ciabatta, australiano, focaccia e outros dão sanduíches deliciosos.
- Aprendi com uma amiga: um fio de azeite nas folhas do sanduíche dá sabor e umidade, caso você não queira apostar em algum molho cremoso.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Sanduíche indiano.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

6 comentários:

  1. Que delícia parece ser! Gostei! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Querida Adri muito obrigada pelo carinho e votos de melhoras la no meu cantinho. Graças a Deus estou melhor e voltando cheia de saudades das amigas. Adorei seu lanche indiano, a mistura de ingredientes ficou bem saborosa, adoro maçãs em pratos salgados e combinou bem com o frango. Delicioso esse lanche, ótima sugestão. Beijinhos, uma linda semana amiga

    ResponderExcluir
  3. hummmmmmmmm Dri que delicia esse sanduiche levando a receita bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  4. Chica, é bem gostoso e facinho, mais uma boa opção para aproveitar sobras de frango :) Beijos!

    Josy, que bom que melhorou! O frango, o curry e a maçã são uma combinação irresistível, quem gosta precisa experimentar! Beijos!

    Rosinha, sanduíche é uma boa quando estamos apressados, querendo fazer algo mais rápido, e não precisa ser sem graça! Taí o sanduíche indiano que não nos deixa mentir :) Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Indiano não come frango, ou melhor, não come carne nenhuma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser referente à novela que passou, foi o que achei de mais resumido sobre essa questão: http://gshow.globo.com/novelas/caminho-das-indias/voce-sabia/platb/2009/02/28/os-indianos-nao-comem-carne/
      No geral, diz-se que indianos não comem carne bovina, mas pelo que consta não são todos.
      Enfim, a alcunha de "indiano" do sanduíche deve-se mais à inclusão do curry, um tempero que remete a essa culinária, não tive a menor pretensão de apresentar culinária regional e jamais apresentei a receita como tal. Experimente preparar o sanduíche em casa! Ele é bem gostoso.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...