verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dia Mundial do Chocolate: receita para 2 cupcakes de chocolate

quarta-feira, 26 de março de 2014

Dia Mundial do Chocolate: receita para 2 cupcakes de chocolate


Hoje é o Dia Mundial do Chocolate (não, não é na Páscoa) e, para comemorar, a receita de hoje é surpreendente e econômica: seguindo o passo a passo, no final você conseguirá dois cupcakes de chocolate, exatamente dois. Essa receita é uma boa para quando você não quer "fazer o sacrifício" de devorar uma fornada inteira de cupcakes, pois fica na conta para uma pessoa ou um casal saborear o amado bolinho. Ah, e tem cobertura de chocolate e tudo, também na conta para dois cupcakes. A receita é prática, não requer batedeira e fica pronta em minutos.

Vi a receita no Blog do Cupcake e achei perfeita para trazê-la no Dia Mundial do Chocolate, pois o preparo do cupcake de chocolate é prático, rápido e não requer nenhum ingrediente mirabolante. E o principal, tem muuuito chocolate! Delicie-se hoje, porque você tem a excelente desculpinha da data.



A unha descascada é o charme da cozinheira
Cupcakes de chocolate com cobertura
(Rende 2 porções)

Recomendo especialmente utilizar medidores

Massa
3 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar (usei mascavo)
1 e 1/2 colher de sopa de chocolate em pó
1 pitada (sem miséria) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de água gelada
1 colher de sopa de óleo
Gotas de extrato (ou essência) de baunilha

Cobertura
1 colher de sopa de manteiga
1 e 1/2 colher de sopa de chocolate em pó
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de leite

Massa: em um recipiente, misture todos os ingredientes secos com uma colher. Acrescente a água, o óleo e a baunilha, misturando novamente com a colher até ficar bem homogêneo. Se a massa ficar muito dura, coloque mais uns pingos de água, deve ficar naquele ponto em que escorrega devagar da colher - ponto de massa de bolo mesmo. Coloque em duas forminhas de cupcake e leve ao forno preaquecido a 180° C, por cerca de 15 minutos. Faça o teste do palito (clique aqui e veja como) para saber se está pronto.
Cobertura: derreta a manteiga - pode ser no micro-ondas - e junte todos os outros ingredientes. Misture bem com uma colher e leve à geladeira por 15 minutos (já percebeu que é o tempo do bolinho assar né?). Com os bolinhos frios, coloque a cobertura por cima e sirva. Ou então mantenha na geladeira, para manter a cobertura firme.


Não se espante com a ninharia de massa que você vai obter. A autora do Blog do Cupcake alertou que podia confiar que resultava em 2 cupcakes. Eu atesto: no final você vai conseguir dois cupcakes mesmo. Vai na fé e divida o nada de massa em 2 porções, derramando cada uma na respectiva forminha. O milagre do crescimento ocorre nessa receita. Não vou enganar ninguém em relação à cobertura: o que faz ela ficar consistente é manteiga, então use uma de boa qualidade porque o sabor dela é bem presente. Não recomendo substituir o açúcar de confeiteiro pelo comum, pois, como o primeiro tem uma proporção de amido, pode ter um papel na consistência durinha também.

Essa singela decoração de cobertura foi feita de um jeito muito prático também. Clique aqui e conheça o utensílio que usei para a decoração.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dia Mundial do Chocolate: receita para 2 cupcakes de chocolate.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------

Veja AQUI a receita original do Blog do Cupcake.

11 comentários:

  1. Hmmmmmmmmmm...aqui em casa toooooooodo dia é dia de chocolate!Adoro, adoramos! Ótima receita! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Chica, e viva o chocolate! Todo dia é dia dele mesmo, hehehe. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. é trigo com fermento ou essa receita ñ usa fermento mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A farinha de trigo é a SEM fermento. Essa receita não leva fermento mesmo, o que faz a massa crescer é o bicarbonato de sódio :)

      Excluir
  4. ansiosa para tirar do forno cobertura quase pronta

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Que legal, Daiana! Só toma cuidado... essa receita vicia! Rsrsrs. Beijos :)

      Excluir
  6. Não posso usar leite e manteiga no lugar da agua e do óleo mesmo que nas mesmas medidas???

    ResponderExcluir
  7. Não posso usar leite e manteiga no lugar da agua e do óleo mesmo que nas mesmas medidas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não testei essa substituição, mas acredito que dará certo. Use a manteiga derretida na mesma quantidade do óleo. Abs!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...