verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salsicha alemã com salada de batata

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Salsicha alemã com salada de batata


Jantar ou almoço prático, diferente e muito saboroso: continue lendo que é o resultado da receita que vem a seguir. Não posso dizer que sou profunda conhecedora da culinária alemã, não existe o menor vestígio de alemães entre meus antepassados e nem mesmo o lugar onde moro tem forte presença dessa cultura. Só mesmo a curiosidade e a comida, essa que nos une, explicam, mais especificamente a curiosidade pela comida. Fato é que os sabores fortes, avinagrados, caem bem na combinação de salsicha alemã com salada de batata. A escolha de uma boa salsicha tipo alemã é fundamental para o sucesso. De resto, tudo coisa simples. Para os fãs de cerveja, fica o recado: a bebida acompanha facilmente o prato.


Pesquisando sobre a culinária alemã, vi que wurst é uma "denominação genérica" para salsicha. Adentrando o mundo das wurst, existem na Alemanha mais de 1.500 tipos de embutidos! É um ingrediente muito consumido, em todas as refeições do dia, e fast food típico nas ruas do país. Para a receita, escolhi uma salsicha branca, de carne suína e temperada, mas você pode optar por outro tipo de embutido alemão, como salsicha Viena e Frankfurter, outras que acho fácil por aqui.

Salsicha alemã com salada de batata
(Rende 2 porções)

2 salsichas tipo alemãs (usei salsichão branco com ervas - bratwurst)
2 batatas grandes (cerca de 600 g)
1 colher de sopa de cebola picadinha
2 colheres de sopa de mostarda (usei mostarda forte)
2 colheres de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de iogurte natural
Salsinha picada (não usei, não tinha)
Sal e pimenta do reino

Cozinhe as batatas - fique de olho, não deixe cozinhar demais para não ficarem desmanchando -, descasque-as e corte em cubos grandes. Prepare o molho: em um pote, misture bem a cebola, a mostarda, o vinagre, o azeite, o iogurte, a salsinha, sal e pimenta do reino. Derrame parte desse molho nas batatas e misture delicadamente. Reserve umas 2 colheres de sopa do molho para as salsichas. Preparando as salsichas: faça cortes superficiais com a faca dos dois lados de cada salsicha, leve-as à frigideira ao grill antiaderentes (sem óleo nem nada), em fogo baixo, virando as salsichas de quando em quando, até ficarem douradas dos dois lados. É preciso garantir que as salsichas fiquem cozidas e quentes por dentro, por isso fogo baixo, virando e virando, por alguns minutos.

Vi pela internet a recomendação de cozinhar as salsichas em líquido antes de grelhar, achei meio contraproducente. No entanto, pensando que uma das sugestões é cozinhar a salsicha em cerveja com pedaços de cebola e alho, a ideia não me parece nada ruim caso se disponha de mais tempo.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Salsicha alemã com salada de batata.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------------------

A receita da salada de batatas veio do blog Quitutes Gourmet (AQUI), enquanto as informações sobre salsichas - e a culinária alemã, no geral - vieram do blog do chef alemão Heiko Grabole (AQUI), onde também cacei várias outras receitas alemãs para o futuro.

8 comentários:

  1. Isso é muito bom! Adoro!! beijos,linda semana! chica

    ResponderExcluir
  2. Adorei ver este prato Dri, comi um prato parecido com este num evento alemão que fui em valencia e ainda tinha uma salada de repolho que eles também gostam muito, essa salsicha branca é a minha preferida. Parabéns por trazer esta receita.
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, a salsicha branca também é minha preferida. Também adoro a salada de repolho, mas ainda não consegui fazer uma receita à altura, rs. Beijos!

      Excluir
  3. Adoro culinária alemã....
    E este seu prato esta muito apetitoso!!!!
    Boa semana
    Andressa
    http://pimentasdocepimentas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia!
    Vi no face a chamada para a receitinha e vim conferir...
    Fiquei com muita vontade de experimentar!!!

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Chica, gostoso e molezinha de fazer..adoro! Rs. Beijos.

    Andressa, não conheço muito a culinária alemã, mas do que já comi gostei de tudo! os doces também são maravilhosos. Beijos!

    Priscila, é esse o objetivo, "pescar" pela gula! Hehehe. Quando puder comprar dessas salsichas, vai fundo e experimenta a receita :) Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Você sugeriu cozinha-las em cerveja. Qual o estilo da cerveja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Celso! Se não me engano, era uma (boa) pilsen mesmo, mas acredito que qualquer cerveja vai dar um caldo. Procure na internet por "salsicha cozida na cerveja" para te dar mais ideias, tem umas receitas servidas até no rechaud :)

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...