verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Risoto de café

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Risoto de café






Com os ingredientes adequados à mão e as dicas de como fazer corretamente, fazer risoto torna-se tarefa fácil. Também é muito prático, pois pode servir de prato único e dispensar acompanhamentos. Mas nada daquele risoto de sempre, a opção que mostro em seguida é bem diferente e vai surpreender. O risoto de café tem um sabor bastante peculiar, que casa muito bem com o funghi que também faz parte da receita. Acompanhe também o modo de preparo do risoto, seguindo os passos indicados você pode fazer risotos diferentes, apenas mudando os ingredientes.


Clique aqui e veja dicas da chef Flávia Quaresma para fazer risoto

Risoto de café 
(Rende 2 porções)

1 colher de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de manteiga
3/4 de xícara de arroz arbóreo
1 xícara de vinho branco
1/2 de xícara de café coado forte (quente)*
1/2 xícara de funghi secchi
2 e 1/2 de xícara de água quente
1/2 colher de chá de cominho
Sal
1 colher de sopa cheia de queijo parmesão ralado

*A receita original pede uma quantidade maior de café, mas, para meu paladar e para que fique bem suave, recomendo essa quantia.

Deixe o funghi de molho na água quente por 15 min, para hidratar. Coe, reserve o funghi e a água do molho. Leve a água do molho para ferver em fogo baixo, pois será usado como caldo do risoto. Em uma panela em fogo alto, refogue a cebola em 1 colher de manteiga, apenas até a cebola ficar transparente. Junte o arroz (não deve ser lavado antes) e mexa por alguns instantes. Acrescente o vinho branco e deixe até que que o arroz seque. Abaixe o fogo para médio e acrescente uma ou duas conchas do caldo. Junte o funghi reservado e tempere com o cominho e sal. Mexendo sempre, vá acrescentando o caldo concha a concha, intercalando com o café coado. O risoto fica de 15 a 20 min no fogo, mas prove para saber quando o arroz estiver no ponto - al dente. Quando estiver pronto, desligue o fogo e junte o queijo e a colher restante de manteiga, mexendo bem. Sirva imediatamente.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Risoto de café.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------

A receita original do risoto de café é do livro Atelier de Receitas - Risotos (Cooklovers).

4 comentários:

  1. Gosto de experimentar novos sabores, mas esse risoto me deixou com um pé atrás. Amo risoto de funghi ,acho que vou parar por aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lili! Esse risoto é para quem gosta de experimentar novos sabores. Usar café em receitas salgadas causa um pouco de estranhamento, mas o resultado é bem gostoso. Experimentei pela primeira vez uma receita salgada (de massa) com café em um evento, por isso nem pensei duas vezes em fazer esse risoto. Se você acha que não vai gostar - questão de paladar, é muito pessoal -, fique no risoto de funghi que é mesmo uma delícia. Aliás, tem aqui no blog uma massa com funghi deliciosa: http://www.casacoisasesabores.com.br/2012/11/macarrao-com-molho-funghi.html
      Beijos!

      Excluir
  2. É bem diferente mesmo fico imaginando o sabor que deve ter, adoro provar novos sabores e um dia quero experimentar.
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, é esse o espírito, pois o risoto de café é mesmo bem diferente :) Experimenta qualquer dia, é surpreendente. Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...