segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Salsicha alemã com salada de batata
Jantar ou almoço prático, diferente e muito saboroso: continue lendo que é o resultado da receita que vem a seguir. Não posso dizer que sou profunda conhecedora da culinária alemã, não existe o menor vestígio de alemães entre meus antepassados e nem mesmo o lugar onde moro tem forte presença dessa cultura. Só mesmo a curiosidade e a comida, essa que nos une, explicam, mais especificamente a curiosidade pela comida. Fato é que os sabores fortes, avinagrados, caem bem na combinação de salsicha alemã com salada de batata. A escolha de uma boa salsicha tipo alemã é fundamental para o sucesso. De resto, tudo coisa simples. Para os fãs de cerveja, fica o recado: a bebida acompanha facilmente o prato.
Pesquisando sobre a culinária alemã, vi que wurst é uma "denominação genérica" para salsicha. Adentrando o mundo das wurst, existem na Alemanha mais de 1.500 tipos de embutidos! É um ingrediente muito consumido, em todas as refeições do dia, e fast food típico nas ruas do país. Para a receita, escolhi uma salsicha branca, de carne suína e temperada, mas você pode optar por outro tipo de embutido alemão, como salsicha Viena e Frankfurter, outras que acho fácil por aqui.
Salsicha alemã com salada de batata
(Rende 2 porções)
2 salsichas tipo alemãs (usei salsichão branco com ervas - bratwurst)
2 batatas grandes (cerca de 600 g)
1 colher de sopa de cebola picadinha
2 colheres de sopa de mostarda (usei mostarda forte)
2 colheres de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de iogurte natural
Salsinha picada (não usei, não tinha)
Sal e pimenta do reino
Cozinhe as batatas - fique de olho, não deixe cozinhar demais para não ficarem desmanchando -, descasque-as e corte em cubos grandes. Prepare o molho: em um pote, misture bem a cebola, a mostarda, o vinagre, o azeite, o iogurte, a salsinha, sal e pimenta do reino. Derrame parte desse molho nas batatas e misture delicadamente. Reserve umas 2 colheres de sopa do molho para as salsichas. Preparando as salsichas: faça cortes superficiais com a faca dos dois lados de cada salsicha, leve-as à frigideira ao grill antiaderentes (sem óleo nem nada), em fogo baixo, virando as salsichas de quando em quando, até ficarem douradas dos dois lados. É preciso garantir que as salsichas fiquem cozidas e quentes por dentro, por isso fogo baixo, virando e virando, por alguns minutos.
Vi pela internet a recomendação de cozinhar as salsichas em líquido antes de grelhar, achei meio contraproducente. No entanto, pensando que uma das sugestões é cozinhar a salsicha em cerveja com pedaços de cebola e alho, a ideia não me parece nada ruim caso se disponha de mais tempo.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Salsicha alemã com salada de batata.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
------------------------------------------------------------------
A receita da salada de batatas veio do blog Quitutes Gourmet (AQUI), enquanto as informações sobre salsichas - e a culinária alemã, no geral - vieram do blog do chef alemão Heiko Grabole (AQUI), onde também cacei várias outras receitas alemãs para o futuro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Isso é muito bom! Adoro!! beijos,linda semana! chica
ResponderExcluirAdorei ver este prato Dri, comi um prato parecido com este num evento alemão que fui em valencia e ainda tinha uma salada de repolho que eles também gostam muito, essa salsicha branca é a minha preferida. Parabéns por trazer esta receita.
ResponderExcluirbjss
Marta, a salsicha branca também é minha preferida. Também adoro a salada de repolho, mas ainda não consegui fazer uma receita à altura, rs. Beijos!
ExcluirAdoro culinária alemã....
ResponderExcluirE este seu prato esta muito apetitoso!!!!
Boa semana
Andressa
http://pimentasdocepimentas.blogspot.com.br/
Ai que delícia!
ResponderExcluirVi no face a chamada para a receitinha e vim conferir...
Fiquei com muita vontade de experimentar!!!
Beijinhos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/
Chica, gostoso e molezinha de fazer..adoro! Rs. Beijos.
ResponderExcluirAndressa, não conheço muito a culinária alemã, mas do que já comi gostei de tudo! os doces também são maravilhosos. Beijos!
Priscila, é esse o objetivo, "pescar" pela gula! Hehehe. Quando puder comprar dessas salsichas, vai fundo e experimenta a receita :) Beijos.
Boa tarde. Você sugeriu cozinha-las em cerveja. Qual o estilo da cerveja?
ResponderExcluirOi,Celso! Se não me engano, era uma (boa) pilsen mesmo, mas acredito que qualquer cerveja vai dar um caldo. Procure na internet por "salsicha cozida na cerveja" para te dar mais ideias, tem umas receitas servidas até no rechaud :)
Excluir