verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Loja da Le Creuset no RJ e dicas da chef Flávia Quaresma

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Loja da Le Creuset no RJ e dicas da chef Flávia Quaresma


Imagine que você está em um lugar no qual para onde quer que você olhe tem itens da desejada Le Creuset, marca francesa queridinha de alta gastronomia. As lindíssimas panelas de ferro fundido, panelas de alumínio e cerâmica, cocottes, espátulas, moedor de pimenta... está tudo lá, naquele colorido de encher os olhos. Pois pude ter essa experiência na visita que fiz, a convite, à loja da Le Creuset no Rio de Janeiro. Em um evento especial, ainda pude conferir de perto o talento da chef Flávia Quaresma, simpaticíssima e que, entre um mexer e outro de panelas, deu dicas preciosas para o preparo de risotos. Pelo sabor do risoto de rabada que foi servido, é claro que tinha que vir compartilhar os macetes.


A loja da Le Creuset no Rio de Janeiro, localizada no shopping Village Mall (Barra da Tijuca), é a segunda exclusiva da marca aberta na América do Sul, depois da loja de Brasília. Fiquei encantada em ver o Le Creuset todo junto no mesmo lugar, pois quem cozinha sabe que os itens são verdadeiros objetos de desejo, pela beleza, qualidade... e pelo preço: salgado, salgado... Para quem pode se dar esse presente, dizem que vale muito a pena. Para quem não está podendo (eu de mãozinha para cima), há espátulas e outros acessórios mais amenos, para fazer um charminho.

Os itens "inhos" da Le Creuset são um charme
Em evento especial pelo Vogue Fashion´s Night Out que estava rolando no shopping, a chef Flávia Quaresma foi à loja e preparou um risoto de rabada para degustação. Respondendo a todas as perguntas, tirando fotos, autografando seus livros, ela esbanjou simpatia e colocou a mão na massa - no risoto! Enquanto isso, não podia perder a oportunidade de pegar algumas dicas com a chef e compartilho com você os macetes do risoto de rabada e para o preparo de risotos no geral.

A chef Flávia Quaresma


  • A Flávia Quaresma usa azeite em seus risotos. Sim, azeite no lugar da manteiga, tanto para refogar a cebola quanto para finalizar o risoto. Assim o prato fica mais leve.
  • A chef usa caldos bem encorpados, é o que dá o aveludado no risoto no lugar da manteiga.
  • O vinho branco serve para liberar o amido do arroz, o que dá cremosidade ao risoto, não dispense! Pelo mesmo motivo, não se lava o arroz de risoto.
  • O arroz deve ficar al dente, prove para saber o ponto. O grão não pode ficar molenga, mas também não se deve sentir o gosto do amido de grão cru.
  • O "extras" que forem entrar no risoto devem ser adicionados quase no final, para que esses ingredientes mantenham ao máximo a consistência
    As três partes do risoto: a rabada desfiada, o caldo de rabada e o risoto sendo preparado
  • Cosadeloco o risoto de rabada, saborosíssimo. Peguei o modo de preparo por alto, vai lá o que consegui pescar: Flávia e seus assistentes selam os pedaços de rabada (se bem me lembro, temperados com sal e pimenta) em uma frigideira, empanam na farinha de trigo e levam os pedaços à panela de pressão (1h) ou ao forno (para mais de 2h) com alho, cebola, tomilho, alho poró, vinho tinto, água e talvez algo mais que passou batido. Rabada cozida, desmanchando? Deixe descansar e retire um pouco da gordura da superfície com uma colher. Separe a carne do caldo, desfia a primeira e o líquido é batido no liquidificador. Fica um caldo grosso, bem aveludado. Na panela do risoto, refogue cebola no azeite, só até ficar transparente, acrescente o arroz e o vinho branco. Vá colocando o caldo da rabada fervendo, até dar o ponto. Quando estiver quase pronto, junte queijo grana padano e a rabada desfiada. Fora do fogo, é servido com agrião e broto de rúcula.
Você vai me perdoar a gulodice: nem tirei foto do risoto montado, algumas garfadas e ele já tinha ido embora.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Loja da Le Creuset no RJ e dicas da chef Flávia Quaresma.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. São coisas maravilhosas dessa marca que temos ao dispor. Pena, caras... beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosas né?? Sonho de Consumo...mas o precinho não ajuda muito...Aqui no Brasil é uma fortuna :(

    Mas as dicas são maravilhosas!!

    Beijocas
    Andressa
    http://pimentasdocepimentas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Meninas, o preço não ajuda mesmo, é um investimento que ainda não tive coragem de fazer, rs. Mas as coisas da marca são lindíssimas e de qualidade. Beijos.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...