verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Cupcake de iogurte de morango e chocolate branco

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Cupcake de iogurte de morango e chocolate branco


É mesmo difícil não se render aos encantos de um charmoso cupcake. Além de serem bolinhos, coisa por si só irresistíveis, a decoração é sempre um deleite para os olhos. Alguns são tão delicadamente decorados que dá até pena de comer. Fato é que cupcakes farão sucesso na festinha ou em um lanche mais incrementado, e não é nada difícil preparar cupcakes mais simples. Confesso que tenho uma pequena birra em relação aos cupcakes: algumas vezes me parece que a preocupação com a aparência é muito maior do que com o sabor e, cá para nós, não adianta nada o bolinho ficar lindo e não sair gostoso. O cupcake cuja receita mostro a seguir ganhou um gostinho todo especial do iogurte de morango, tem massa úmida e fofinha, como deve ser.


A cobertura puxa no doce, por causa do chocolate branco, mas você pode usar chantilly ou qualquer outra cobertura que você usaria em bolos. Dá para fazer também a clássica ganache de chocolate preto (veja AQUI a receita), também combina bastante com a massa de iogurte de morango. Decore com confeitos diversos - há de vários tipos que você compra prontos -, amoras (como eu fiz), morangos, raspas de chocolate... essa é a hora de soltar a criatividade.

Cupcake de iogurte de morango e chocolate branco
(Rende 6 bolinhos*)

Bolinho
1 ovo
3/4 de xícara de açúcar (peneirado)
2 e 1/2 colheres de sopa de manteiga derretida (50 g) - em temperatura ambiente
1 xícara de farinha de trigo (peneirada)
1/2 xícara de iogurte de morango
1 colher de chá de fermento químico em pó para bolos

Cobertura e recheio
2 barras de chocolate branco (300 g)
4 colheres de sopa de iogurte de morango

*Já fiz essa receita e rendeu 6 bolinhos, dessa vez rendeu 7, mas já teve vez que obtive 8 bolinhos. A receita rende 6 bolinhos, garanto, o que sobrar é lucro, rs.

Bolinho: bata bem o ovo com o açúcar - recomendo a batedeira para um melhor resultado -, até formar um creme claro e "fofo". Sem parar de bater, acrescente a manteiga derretida. Junte a farinha de trigo e o iogurte, misture com a colher e depois bata, apenas até ficar bem misturado e homogêneo. Acrescente o fermento e misture com uma colher, sem bater. Coloque em forminhas para cupcake acomodadas dentro de assadeira própria, preenchendo 3/4 da forminha, e leve ao forno médio-baixo (180º C) preaquecido por cerca de 15 minutos. Faça o teste do palito para ver se está assado. Retire os bolinhos da assadeira e deixe esfriar bem.

Veja como fazer o teste do palito e outras dicas na hora de fazer bolos

Cobertura: derreta o chocolate branco no micro-ondas ou em banho-maria e misture com o iogurte. Leve à geladeira por 30 min, 1 hora, para esfriar bem e ficar firme.
Montagem: com uma faquinha de serra pontuda, faça um buraco em cada bolinho, retirando uma tampinha em formato de cone. Recheie esse buraco com a cobertura. Espalhe a cobertura por cima de cada bolinho e decore a gosto.



Para fazer a voltinha em cima de cada cupcake, utilizei o bico 1M da Wilton, um clássico em se falando de cupcakes. Você pode usar o bico que tiver/quiser, usar apenas o saco de confeitar com a ponta cortada, sem bico, para fazer uma voltinha ou mesmo espalhar a cobertura com colher ou espátula. Para rechear o cupcake, você pode usar o mesmo bico da cobertura - facilita - ou preencher com uma colherinha pequena, também funciona.

--------------------------------------------------------------


Já conhece a "irmã doceira" do blog? É a Doceria Casa, Coisas e Sabores, onde oferecemos vários tipos de doces (palha italiana, brownie, bolos...) feitos por encomenda. Eles podem estar na sua festinha ou servir de presente para algum querido.

Clique e conheça:


Também produzimos cupcakes para a ocasião e com o tema que o cliente desejar. Esse da foto foi uma encomenda para o Dia dos Pais: cupcake de chocolate amargo com cobertura e recheio de ganache de chocolate amargo, perfeito para quem não gosta de nada muito doce e aprecia o sabor intenso de chocolate.



Faça sua encomenda:



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Cupcake de iogurte de morango e chocolate branco.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

8 comentários:

  1. Isso é bom demais e estou PROIBIDA atpe de olhar,rs beijos,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Ficaram lindos esses cupcakes!:)

    Adoro chocolate branco, pelo que iria adorar estes!*

    ResponderExcluir
  3. Tô levando a receitinha! Ficaram tão lindos! Beijos mil!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  4. Que lindos cupcakes Adri. A massa com iogurte de morango deve ter ficado especial. A cobertura de chocolate branco, ficou perfeita. Com certeza ficou uma delicia. Adorei a receita. Beijocas, ótima semana miga

    ResponderExcluir
  5. Dri, eu dobrei a receita e fiz um bolo para o maridex no fim de semana, ele amou, rsss... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Driana, só a massa do bolinho já vale muito a pena! Que bom que fez sucesso na sua casa :D Beijos.

      Excluir
  6. gostaria de saber se combina com outros sabores de iogurte, como por exemplo de ameixa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monica, pode usar o sabor de iogurte que quiser. O resultado é suave e a cobertura de chocolate branco vai bem com tudo. Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...