verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Creme de ervilha com linguiça na pressão

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Creme de ervilha com linguiça na pressão






No frio bate aquele desespero por comida quente. Sou dessas. Um passeio pelo supermercado e o resultado foi um creme de ervilha com linguiça muito simples de se fazer, rápido, com poucos e bons ingredientes e quente, bem quente. O segredo da praticidade é a amada panela de pressão, estrela do esquema "joga tudo dentro e rapidinho está pronto". Mais uma noite estupidamente gelada à vista? Olha o seu jantar aí! Confira a receita e ainda relembre nossos mantras para usar a panela de pressão corretamente.

No Rio de Janeiro, a noite de ontem prometia ser fria, mas fria de verdade. Só para constar: ontem fazia 16º C de dia e eu estava morrendo. Todos estavam, morrendo e deprimidos. Não tomei conhecimento da temperatura à noite, com pijamas de frio, meias nos pés e embaixo de manta e edredom, estava agradável, levemente fresco, diria.

Creme de ervilha com linguiça na pressão
(Rende 4 porções - prato único)

1 pacote de ervilha seca (500 g)
6 xícaras de água
200 g de linguiça calabresa em pedaços grandes
2 colheres de sopa de cebola picada
3 dentes de alho picados
Azeite
1 pitada de cominho em pó
1 pitada de alho poró em pó
Sal (se necessário)

Dentro da panela de pressão em fogo médio, refogue a cebola, o alho e a linguiça em um fio de azeite. Deixe a linguiça fritar um pouco. Junte a ervilha seca, a água e os temperos. Tampe a panela, aumente o fogo e deixe cozinhar na pressão por 10 min, contados a partir do momento que a panela começa a chiar - nesse momento pode abaixar o fogo para o mínimo. Passados os 10 min, desligue o fogo e deixe a panela lá, quieta, por mais 10 minutos. Retire a pressão, abra a panela, dê um mexidinha e sirva, bem quente. Se o creme estiver muito grosso, vale colocar um bocadinho mais de água e levar ao fogo, fora da pressão. Ficou muito caldo? Leve ao fogo por mais uns minutos, fora da pressão, para secar um pouco. A ervilha não ficou desmanchando para formar o creme? Mais 5 minutos de pressão - sem descanso. Vai ficar do seu jeito.

O tempero básico é cebola e alho, de resto você pode usar o que tiver à mão e/ou o que quiser. O cominho cai bem, assim como umas folhinhas de louro. Um toque de hortelã bem picadinha combina muito, mas não faz muito sucesso entre os outros membros da família, então deixei de fora.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Creme de ervilha com linguiça na pressão.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

5 comentários:

  1. É verdade Adri, com essa friaca que anda fazendo nada como uma comida reconfortante e que esquenta. Adoro creme de ervilhas, ficou uma delicia essa receita, uma ótima sugestão. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida
    E agora? Vou ter que providenciar uma depressa... Hum!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Hummm... que delicia!
    Vim pelo blog aqui, adorei sua página!

    Já estou te seguindo e adicionei seu blog entre os que eu sigo.

    Foi um prazer!

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...