verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salada de grão-de-bico com berinjela

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Salada de grão-de-bico com berinjela






Perfeita para uma refeição leve, a salada de grão-de-bico com berinjela* é cheia de sabor e pode ser servida morna, para dias de temperatura amena, ou fria, fazendo o bom papel de toda salada: um alento nos dias de calor. A leveza está garantida das duas formas, mas isso não significa que você passará fome, pois a presença de grãos na receita deixa o prato mais substancioso, para comer e ficar satisfeito. Essa receita é vegetariana e pensada para servir de prato único, mas você pode usar a salada como acompanhamento de carnes. Salada elaborada para o almoço ou jantar? Tá na mão! E o trabalho é mínimo.


O tempero da salada de grão-de-bico com berinjela foi levemente inspirado pelo do bazargan, receita que conheci no site Panelinha, já fiz em casa e que tem uma mistura de sabores muito interessante. Digo levemente porque nem cheguei a consultar a receita antes de fazer minha salada, fui usando o que lembrei e o que achei que funcionaria, usando referências de sabores que a gente pega aqui e ali, comendo ao longo da vida. Conhece aprendizado mais gostoso que esse?

Salada de grão-de-bico com berinjela
(Rende 4 porções - prato único)

1 berinjela média em cubos pequenos**
1 xícara de grão-de-bico (cru)
2 tomates em cubos
1 colher de chá de hortelã picado
5 dentes de alho em lâminas
1 colher de sopa cheia de extrato de tomate
1 pitada de cominho em pó
1 colher de sopa de xarope de romã**
Sal
1 folha de louro
Azeite

**Deixe a berinjela de molho por alguns minutos na água com vinagre. Esprema antes de usar.
***Se você não tiver o xarope de romã, comprado em lojas que tenham produtos árabes, acredito que a seguinte mistura pode dar efeito parecido: suco de limão + mel, em partes iguais.

Preparando o grão-de-bico: deixe o grão de molho em um recipiente coberto com água, na geladeira, por 8-10 horas. Passado esse tempo, cozinhe o grão em panela comum, com água, sal e louro, por cerca de 20 min, não deixe ficar mole demais. Escorra e reserve. Não deixou o grão de molho com antecedência? Cozinhe o grão-de-bico na panela de pressão ou use aquele grão-de-bico que já vem cozido na caixinha.
Salada: em uma panela em fogo médio, refogue o alho no azeite, junte o hortelã e a berinjela. Refogue mais um pouco. Junte o extrato de tomate, o cominho e o xarope, misture e desligue o fogo. Junte o grão-de-bico e o tomate, misturando bem. Regue com mais azeite. Sirva morno ou frio.



*BerinJela ou BerinGela? O dicionário Houaiss, que é o que costumo seguir na minha escrita, registra a forma com "G" como a preferencial. Por isso todas as berinj/gelas do blog estão grafadas com "G". No entanto, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e o dicionário Aurélio registram como forma correta "berinJela", assim como praticamente todos os outros dicionários fora o Houaiss. Assim sendo, a partir de agora adotarei a forma com "J", usando o VOLP como referência primeira. Dureza mudar um velho hábito, rs.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: salada de grão-de-bico com berinjela.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

  1. Eu tb nunca sei, uso berinjela, mas o corretor do word não aceita. Aparentemente, uma forma é português BR e a outra, PT. Já qual é qual... rs
    Amei a receita, vou implementar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, já li algo do tipo, com "G" - acho - seria a forma usada em Portugal...enfim, a salada é uma delícia, rsrs. Experimente sim, esses pratos únicos são muito práticos para o almoço/jantar, depois conta o que achou :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...