verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Doce de mamão

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Doce de mamão


Quem nunca comprou um mamão meio verde, melhor para levar para casa porque não amassa, e a tal da fruta transgênica-extraterrestre não amadureceu de jeito nenhum? Isso aconteceu comigo, mesmo adotando um truque para que o mamão amadureça. Minha amiga blogueira Josy, do Cozinhando com Josy, que me deu uma luz em uma de suas postagens: doce de mamão verde, oras! Só que o mamão nem estava verde nem estava maduro a ponto de comer in natura. Apliquei a receita de doce no mamão assim mesmo e, quer saber? Ficou uma delícia! E ainda tem um toque de sabor que deixou a receita ainda mais especial. Confira a receita do doce de mamão e saiba qual o truque que eu uso para fazer o mamão amadurecer (mas você já deve ter percebido quem nem sempre dá certo, rs).


A receita de doce de mamão verde da Josy é ótima e super prática, mas pedia um preparo com antecedência que eu não lembrei de fazer (após a postagem deixo o link da receita dela). Acabei encontrando no site Panelinha uma receita bem prática, sem preparo prévio. As receitas do Panelinha são ótimas e comigo sempre deram certo, mas faço a ressalva: fiz com o mamão pouco verde, só para deixar claro que essa foi minha experiência que deu certo.

Doce de mamão
(Rende cerca de um pote de 300 ml)

1 mamão papaia médio (verde ou pouco maduro)
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 xícara de água
1 pedaço de pimenta dedo-de-moça sem sementes (usei 1/2 pimenta)
1 canela em pau
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

Descasque o mamão e corte-o em tiras finas (usei o descascador de legumes, pode ser ralado). Encha uma panela com água suficiente para cobrir o mamão, junte o bicarbonato e leve ao fogo para ferver. Coloque o mamão fatiado e deixe ferver por 1 min. Escorra o mamão e reserve. Em uma panela, coloque a xícara de água, o açúcar, a pimenta e a canela, deixe ferver por cerca de 3 min. Coloque o mamão reservado e deixe ferver por 1 a 2 min. Descarte a pimenta e canela. Disponha as tiras de mamão em pote ou compoteira e complete com a calda que ficou na panela.

Sabe aquele doce de mamão verde lindo, todo modelado nos rolinhos? A partir de hoje darei ainda mais valor quando encontrar um doce assim, porque além de culinária é artesanato. O trabalho que dá é uma coisa louca. Fui enrolar as tirinhas depois de cozidas, parei em 1/5 do caminho. Caso queira fazer os rolinhos, recomendo proceder como indica o blog Coisas cá de casa, usando linha e agulha (veja AQUI).


Truque do mamão maduro: tem gente que enrola no jornal, tem gente que risca a casca com faca. Bem, o que eu faço é manter o mamão na fruteira sempre junto com um cacho de bananas, pois já li por aí que elas liberam uma substância que promove seu próprio amadurecimento e, de lambuja, das frutas ao redor. Quase sempre dá certo.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: doce de mamão.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------------

A receita do Panelinha que segui é ESSA.
A receita do Cozinhando com Josy é ESSA, com o mamão ralado, bem prático.

5 comentários:

  1. Oi Adri fazer esse doce em rolinhos é coisa de doido isso sim rsrs. Gostei da cor do seu doce.
    Esta semana vi uma receita de doce de mamão com leite que eu quero experimentar, se ficar boa te passo. Se morássemos perto te mandava mamões, tenho uma qualidade de mamão bastante produtiva que é super doce,uma delícia! Você sabe que toda manhã os tucanos vem aqui em casa comer mamão? Até os meus cães gostam de mamão, é uma graça ver eles me rodearem esperando eu oferecer o mamão, eles comem um mamão por dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tem uma cor maravilhosa e um aspeto delicioso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adri, ficou muito mimoso. Como vc disse é puro artesanato. Eu amo esse doce, mas ainda não tive coragem de fazer. Ficou uma cor linda. Beijos mil!
    Tem sorteio lá no blog. Fabiola

    ResponderExcluir
  4. Dri querida, esse doce de mamão meio amarelinho, que não amadurece nem Cristo descendo a terra fica mesmo gostoso né? Ficou lindo o seu, com uma cor linda, e os rolinhos faço como a Lurdes explica, fiz uma vez tbém, tenho no blog, é mais fácil com agulha e linha mas dá um trabalhão. Adorei sua dica para amadurecer o mamão, essa de ficar junto à banana é nova, vou tentar na próxima vez. Obrigada por mencionar meu bloguito. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Lourdes, meu mamão estava mais para maduro que para verde, ou meio a meio, sei lá, rs, por isso ficou assim amarelinho. Fico no aguardo do doce de mamão com leite! Interessa :) Uma pena a gente morar longe, queria ser um tucano desses e comer mamão docinho todo dia :) Beijos!

    Lurdes, o sabor também ficou maravilhoso! Fez o maior sucesso em casa :) Beijos.

    Fabiola, também adoro, aquele de mamão verde mesmo e não imaginava o trabalhão para fazer aqueles rolinhos. Mas fica tão lindo :) Beijos.

    Josy, já joguei mamão fora porque ficou assim, meio verdoso, e não me ocorreu nada para fazer com ele! Que dó! Nunca mais, miga, você trouxe essa luz para minha cozinha. Essa da banana é boa, sempre compro as duas frutas juntas para garantir o mamão maduro :) Beijos.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...