verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de macarrão

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bolo de macarrão


Você pode aproveitar a praticidade de fazer macarrão para preparar um prato diferente, bonito e que vai surpreender. O bolo de macarrão aproveita essa matéria-prima, que dificilmente alguém não tem em casa, para fazer uma massa prática, mas servida de um jeito nada convencional. O tipo de macarrão vai depender de seu gosto e do que tiver em casa. O molho pode ser o da sua preferência, optamos pelo mais simples e rápido. Receita que é mais uma ideia, de tantas variações que permite. Confira!

Recomendo que o macarrão escolhido seja uma massa curta (parafuso, penne, farfale etc.), para uma apresentação melhor, mas nada impede de fazer com espaguete ou talharim. Não seja por isso que a receita não vai sair aí na sua cozinha :)

Bolo de macarrão
(Rende 4 porções)

Cerca de 400 g de macarrão (usei massa "guela")
3 ovos
200 ml de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa cheias de queijo parmesão ralado
Pimenta do reino
Sal
Manteiga
Farinha de rosca

Molho (sugestão)
1 caixa de molho de tomate pronto
Manjericão fresco

Cozinhe o macarrão em água com sal, até ficar al dente. Não pode ficar macio, pois ele ainda vai cozinhar mais no forno. Faça a mistura líquida: em um recipiente, bata os ovos com um garfo e junte o leite, a farinha de trigo, o sal e a pimenta do reino. Misture o macarrão cozido com essa mistura líquida e com 1 e 1/2 colher de sopa de parmesão. Coloque a "massa" de macarrão em uma forma de pudim untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca - usei farinha de milho no lugar, mas não ficou legal, tive dificuldades para desenformar. Polvilhe o restante do parmesão por cima da massa. Leve a forno médio-baixo por 40 min. Para desenformar (morno), passe uma faquinha nas laterais da forma e em volta do cone central. Ferva o molho de tomate rapidamente com o manjericão fresco e sirva por cima dos pedaços de bolo de macarrão.



Pense em um molho qualquer que você usaria em massas. Ele pode ser usado para acompanhar o bolo de macarrão. Pode ser o molho de que mais gostar, mesmo. Para você se inspirar, clique aqui e veja as receitas de molho do blog.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo de macarrão.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------------------

A receita original do bolo de macarrão é ESSA, do iG Comida.

4 comentários:

  1. adoreeeeeeeeeeeeeei a ideia e já estou pensando em mil possibilidades! quero fazerrr! beijos, adri! :)

    ResponderExcluir
  2. Que giro, parece mesmo a minha receita de timbale de massa. bjs

    ResponderExcluir
  3. Deveras diferente.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderExcluir
  4. Carla, faça, faça, faça! As variações são infinitas! Dá para usar molhos diferentes, fazer receitas de "macarrão de forno" e enformar...uma festa :) Beijo.

    Sónia, não conheço o timbale de massa, vou procurar :) Tendo macarrão, só pode ser bom, rs. Beijos.

    Susy, é bem diferente, não é mesmo? Beijos.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...