verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salada de grão-de-bico com bacalhau

segunda-feira, 4 de março de 2013

Salada de grão-de-bico com bacalhau






Uma boa forma de transformar saladas em refeições completas é acrescentar algum tipo de grão entre os ingredientes. Desta vez o grão-de-bico foi o escolhido para compor a salada, em uma combinação com bacalhau que já é clássica. Ingredientes simples em uma combinação que deu supercerto: a salada de grão de bico com bacalhau é leve e ótima para almoçar ou jantar nos dias de calor, mas ao mesmo tempo tem "sustância", alimenta bem.

Usei o bacalhau que já se compra dessalgado, mão na roda para preparar uma salada de forma bem rápida. O grão-de-bico pode ser daqueles de caixinha, que já vem pré-cozido, mas se você lembrar - um milagre aconteceu e eu lembrei - pode deixar os grãos de molho, assim vai cozinhá-los em um instante.


Salada de grão-de-bico com bacalhau
(Rende 3 porções, como prato único)

1/2 pacote de grão-de-bico (250 g)
Aproximadamente 250 g de bacalhau dessalgado
1 pimentão sem pele em cubos
2 colheres de sopa de azeitonas picadas
1/2 xícara de cenoura crua ralada
1 ovo cozido picado
2 pitadas de cominho em pó
2 folhas de louro
Azeite
Sal

Veja como tirar a pele do pimentão
Quer usar o bacalhau salgado? Aprenda então a dessalgá-lo

Deixe o grão-de-bico de molho, coberto com água, por 5 a 10 h - ou o máximo que conseguir. Coloque de molho de manhã para usá-lo no jantar, por exemplo. Após o molho, cozinhe o grão na água com sal e 1 folha de louro, até ficar macio (cerca de 15 min). Não deu para deixar de molho? Cozinhe o grão-de-bico na panela de pressão. Prepare o bacalhau: cozinhe o bacalhau dessalgado com água e 1 folha de louro, até ficar macio. Separe lascas do bacalhau, descartando pele e espinhas. Em uma saladeira, misture o grão-de-bico e o bacalhau com os outros ingredientes, acerte o sal e regue com azeite. Sirva frio.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Salada de grão-de-bico com bacalhau.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

6 comentários:

  1. Nunca comi assim, mas parece delicioso! beijos,vou experimentar! chica

    ResponderExcluir
  2. Os homens cá da casa adoram grão com bacalhau de qualquer maneira :-)

    ResponderExcluir
  3. Adri eu amo bacalhau, sou literalmente apaixonadapelo bichinho, e na minha modesta opinião, não tem grão melhor pra acompanhar o bacalhau quanto o grão de bico. Essa sua salada ficou de babar. Amei. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Querida Adri,
    gostei muito de receber você no PublicarParaPartilhar.
    Ando meio-afastada da blogosfera por isso não tenho visitado as amigas, mas seu blog está muito lindo e apetitoso. As fotos luminosas, as receitinhas convidando a reproduzir. Por enquanto ainda faz muito frio em Portugal, mas a Primavera está chegando e em breve recomeçarei acomendo saladinhas light. Por enquanto só sopa quente e chá quente.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Dri, suas saladas sempre são um arraso! Essa é mais uma que esta uma maravilha e vale a pena fazer.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Chica, grão-de-bico é muito versátil, fica bom com várias combinações. Essa também é campeã, fica bem gostosa :) Beijos!

    Alcina, seus meninos sabem das coisas! Aliás, bacalhau fica bom de todo jeito! Lá em casa todos gostam (muito!). Beijos!

    Josy, também adoro! Minha mãe que faz um bacalhau delicioso. Essa salada com grão-de-bico é um clássico do Natal por aqui, pessoal costuma muito fazer! Beijinho!

    Rute, obrigada, minha querida! Quando consegue me visitar, é sempre muito especial :) As sopas e os chás têm seu valor, e muito! Apesar de não gostar muito de tempo frio, ando sentindo falta desses pratos quentinhos (por aqui, só calor!). Beijinhos!

    Marta, tenho um não comedor de vegetais em casa, então gosto de fazer saladas mais incrementadas, para ver se ele come com menos sacrifício, rs. Eu já adoro salada, nesse calorzinho que você conhece bem, não tem coisa melhor :) Beijos, querida!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...