verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de aniversário fácil

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bolo de aniversário fácil


Essa receita vai mostrar que é possível fazer um bolo de aniversário decorado sem (muito) trabalho. Não vou enganar ninguém dizendo que não dá trabalho nenhum ou que é mais fácil que comprar pronto. Há boleiras ótimas em todos os cantos e podemos recorrer a elas quando o tempo estiver curtíssimo. No entanto, se a ideia é ter o carinho a mais de fazer você mesma o bolo de aniversário de algum querido, mostro que pode ser mais fácil do que você pensa fazer um bolo decorado, com opções para o nível de praticidade desejado.

O bolo de aniversário de chantilly com morangos é gostoso e pode ser muito prático. Já adianto um macete para facilitar ainda mais: aqui, fiz o pão de ló em casa e passo a receita, mas você pode comprar o pão de ló pronto na padaria e pular essa etapa. Outro macete é o chantilly usado. Utilizei o Chantycolor (da Arcolor, mas há de outras marcas também), mais abaixo falo dele com mais detalhes. Confira a receita, a montagem e mais sugestões de como variar essa receita.


Bolo de aniversário fácil
(Para uma forma redonda de 25 cm)

Pão de ló (se comprar pronto, pule essa etapa)
5 ovos
5 colheres cheias de açúcar
5 colheres cheias de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento químico para bolo

Recheio e cobertura
1 caixa de preparado para chantilly
2 caixas de morango
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 copo de refrigerante de guaraná ou limão

Pão de ló: na batedeira, bata em velocidade média os ovos e o açúcar, até dobrar de volume (deixei uns 10 min, precisa bater bem. Desligue a batedeira, acrescente a farinha de trigo misturada ao fermento, peneirados, e misture delicadamente com um colher, apenas até misturar bem. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180° C por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito para conferir se está assado (veja AQUI esse truque). Após assado, retire do forno, desenforme com cuidado e deixe esfriar por algumas horas. Já completamente frio, corte o bolo no meio com uma faca grande serrilhada (aquelas de pão são ótimas) para obter dois discos. Reserve. Muita delicadeza durante todo o processo com o pão de ló.



Recheio: Pique 1 caixa de morangos, misture os pedaços com o açúcar e deixe descansar por alguns minutos (enquanto prepara o chantilly). Bata o chantilly conforme as instruções da embalagem. Escorra a água que se formou nos morangos e misture os pedaços com 1/3 do chantilly batido.

Montagem: use um prato ou bandeja bem plana para apoiar o disco superior do bolo e separá-lo da outra metade. Coloque o disco de bolo inferior no prato de servir, salpique o refrigerante por cima (deixe bem úmido, mas não molhado) e espalhe o recheio uniformemente com uma espátula ou colher. Coloque o outro disco de bolo por cima. Com a espátula ou colher, espalhe o restante do chantilly por cima do bolo. Vá colocando as colheradas e alisando. Nem precisa ficar tão lisinho, uma cobertura meio ondulada (o que se consegue com uma colher de sopa) também dá um efeito legal. Use o restante do chantilly para decorar o bolo com bico de confeiteiro, fazendo florzinhas com bico pitanga. Decore o bolo com fatias de morango no topo e nas laterais (é só pressionar para ele afundar no chantilly) e morangos inteiros.


Atenção: o morango é bem perecível e começa a soltar água depois de um tempo, o que pode desmoronar a decoração. A tática do açúcar retira um pouco da água do recheio, mas recomendo deixar para decorar com o morango pouco antes de consumir. Figos em calda, abacaxi (aferventado com açúcar ou em calda), pêssegos em calda (bem escorridos) são opções gostosas e práticas para substituir os morangos.

Uma espátula de confeitar ajuda muito na hora de fazer bolos de aniversário. Aquelas espátulas grandes de confeiteiro (AQUI) são ideais, mas os modelos de plástico quebram o maior galho e são baratos. Se você não tem saco de confeitar, use uma colher comum para fazer ondas na cobertura e cubra o topo todo com morangos inteiros de "cabeça para baixo", ficará lindo. Tenho uma dica muito boa para confeitar bolos e que usei na decoração deste. Confira na próxima postagem :)



O Chantycolor é um preparado líquido encontrado em casa de festas. Há de outras marcas. Ele é líquido e vem em uma caixa parecida com caixa de leite. Você coloca ele para gelar (é só seguir as instruções na embalagem) e depois bate na batedeira, sem acrescentar nada. É consistente, saboroso e rende horrores, com uma caixa - para o tamanho de bolo que indiquei - consegui rechear, cobrir, fazer a decoração e ainda sobrou. Não recebi nada para fazer propaganda, é uma dica de um produto que usei e gostei.

Atualização: confira AQUI a dica de bolo de festa fácil para quem gosta de chocolate.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


14 comentários:

  1. Adri, se tem uma coisa que sou uma negação, aliás duas coisas: não acerto com suspiro, e decoração de bolos sou uma negação, quero comprar uma espátula de confeiteiro, acho que deve ajudar muito, por que meus bolos nunca ficam lisinhos assim como o seu ficou, e as pitangas e saco de confeitar não tenho paciência. É isso, acho que o que me falta para aprender a decorar bolos é a paciência. O seu ficou lindo, não sabia que era uma confeiteira de mão cheia amiga. Adorei. Parabéns.Bjocas. Vou aguardar ansiosa pelas próximas dicas que vc mencionou

    ResponderExcluir
  2. fazer um bolo decorado e dar de presente de niver é uma grande demonstraçao de afeto e dedicaçao!!! eu sempre faço e nao posso mentir: dá trabalho mas no fim vale o sorriso da pessoa aniversariante!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adri querida, por mais que eu ame uma pessoa, não teria coragem de fazer um bolodestes, porque acho que iria ficar uma nhaca... rsrsrsrs
    Menina, que receita divina, que bolo mará! Obrigada por compartilhar conosco, e ainda dar todas as dicas!
    Fiquei com água na boca!
    Bjos e tudo de bom pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  4. A dica do chantilly é muito boa!! Em geral, compro em spray e não dura quase nada.
    Lendo a receita, parece fácil. Acho que é só concentrar, né? (rs*)
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Cila, é quase num instante! Para um bolo decorado, rs. Beijos!

    Josy, duvido que te falte paciência, pois você faz coisas até mais trabalhosas. Acho que falta algo mais prático na sua vida para decorar bolos :) Suspiro também não é comigo (não sei e nem sou muito fã). Beijinho!

    Isadora, você sabe então como é bom quando, depois do trabalho todo, a pessoa recebe seu presente toda feliz :) Sendo que esse bolo nem dá tanto trabalho assim, mas parece! Rs. Beijos!

    Vero, morri de rir contigo! Eu ainda tenho minhas dúvidas se você é essa negação toda na cozinha, acho que tá escondendo o jogo! Rs. Beijão.

    Luma, já vi esse preparado para chantilly em muitos lugares, acho que você encontra em casas de festas de sua região :) O spray vem pouco e é meio caro, a gente paga pela graça de aplicar, rs. É fácil mesmo! Fora que, como eu falei, do jeito que ficar ficou. Fica com cara de bolo feito em casa, sem aquela precisão milimétrica dos confeiteiros, tem seu charme! Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Parabens Pela Iniciativa. Bacana de mais esse bolo.

    ResponderExcluir
  7. e.e essa dica e meio que dificio

    ResponderExcluir
  8. UM.....ME DEU AGUA NA BOCA......

    ResponderExcluir
  9. Esse chantilly derrete fora da geladeira , eu moro em Sergipe aqui é muito quente .Quero confeitar um bolo de aniversário pela manha para uma festa que vai ser a noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não derrete e eu uso aqui no RJ sempre que faço os bolos das crianças.Pode usar tranquila. Eu uso o Better Cream da Richs, excelente qualidade e sabor. Procure no site aí na sua cidade o revendedor que ele vai lhe dar todos os endereços onde encontrar.

      Excluir
  10. Esse chantilly pode ser batido em qualquer marca de batedeira

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...