verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Cachorro-quente de forno

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cachorro-quente de forno


Pode chamar de cachorro-quente de forno, hot dog de travessa, dogão enformado...o importante é que ele vai te salvar na hora de preparar um lanche rápido e gostoso. A massa - que faz as vezes de pão - leva ingredientes que você tem em casa e usa apenas a força do seu muque para ficar pronta. Além das tradicionais salsichinhas, que usei de frango, pois era o que tinha, o recheio recebe temperinhos para ficar bem saboroso. Na hora de servir, o catchup e a mostarda não podem faltar em cachorro-quente que se preze.

Deixo claro que essa é a minha versão de cachorro-quente de forno. A massa da receita tradicional é diferente, mais líquida. Assim, o resultado da receita que mostro abaixo é uma massa mais fofa e menos úmida. O recheio fica bem delimitado, não se perde no meio da massa.


Cachorro-quente de forno
(Rende 4 porções)

Massa
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
3/4 de xícara de leite
1/2 colher de sopa de fermento químico para bolo

Recheio
4 salsichas em rodelas
2/3 de xícara de polpa de tomate
1 dente de alho amassado
1 colher de café de orégano
4 colheres de sopa de maionese

Queijo parmesão ralado

Massa: em um recipiente, coloque o ovo, a manteiga, o azeite, o açúcar e o sal. Bata à mão (ou na batedeira) por alguns minutos, até ficar o mais homogêneo possível. Junte a farinha de trigo e o leite, misturando bem. Acrescente o fermento e misture apenas para incorporá-lo à massa. O resultado deve ser uma massa bem consistente, como uma massa de pão mole. Reserve.
Recheio: em um recipiente, misture a salsicha com a polpa de tomate, o alho e orégano. Reserve a maionese para a montagem.
Montagem: unte uma travessa com azeite e coloque no fundo metade da massa, espalhando com uma colher. Coloque o recheio por cima, espalhando de modo uniforme. Sobre o molho de salsichas, jogue as colheradas de maionese e espalhe com uma colher. Às colheradas, distribua o restante da massa sobre o recheio, espalhando com uma colher de forma a cobrir o molho de salsichas. Salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno (pré-aquecido) médio-baixo por 30 a 40 minutos.

Recomendo usar apenas um dente de alho amassado, usei dois dentes e ficou um sabor bem forte. Gosto muito de alho, mas não era a ideia que o sabor ficasse predominante. A polpa de tomate pode ser substituída por molho de tomate pronto, prefiro o primeiro por ter sabor "neutro", assim posso temperar a meu gosto. Aqui na minha terra (RJ), não temos o costume de colocar purê de batata no cachorro-quente, mas quem gostar pode fazer um purê bem molinho e colocar por cima do molho de salsicha, no lugar da maionese.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

7 comentários:

  1. Me deu água na boca este cachorro quente de forno, imagino a delícia.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Amei! Super diferente, parece mesmo ser delicioso! Quero tentar qualquer dia desses...
    Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  3. Que gostosa versão de cachorro quente Adri, ficou uma bela massa, e também gosto de recheios que não se perdem na massa, ficou perfeito, achei super curioso vc dizer que no RJ não é costume colocar purê de batata no cachorro quente, achei que esse costume vinha daí hehe. Ah eu consegui fazer minha massa crescer rapidinho sabe como? Estava frio, mas tinha um solzinho lembra? Coloquei a minha tupperware fechada com a massa dentro na escada debaixo do sol, em 1 hora cresceu absurdamente hehe. Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Achei essa receita muito prática e certamente saborosa!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Acabei de fazer! Super pratica! E uma delicia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que testou e aprovou, Marcela! Fico bem feliz de saber e por você ter vindo contar :) Um beijo!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...