verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Ratatouille ou legumes ao forno

sexta-feira, 2 de março de 2012

Ratatouille ou legumes ao forno


Seus legumes ao forno podem ganhar muito mais glamour com a receita - francesa, oui! - do ratatouille. O nome complicado faz contraste com a facilidade do preparo, em minutos você estará com tudo prontinho para ir ao forno. Os ingredientes são simples e o instrumento de preparo é apenas uma faca bem afiada para cortar os legumes. O ratatouille - típico da região de Provença - pode ser servido quente, como acompanhamento de diferentes carnes, ou frio, junto com pães e torradas. Fácil, saudável, francês e versátil, convenci?

Você pode temperar o ratatouille com as ervas que quiser/tiver, mas acredito que usar ervas de Provence - uma misturinha de temperos originária da região da Provença - deixará sua receita bem mais tradicional. Você pode comprar a misturinha já pronta ou fazer sua mistura em casa (link abaixo com receita). Acabei usando só manjericão mesmo, na falta de outros temperinhos na minha horta.

Não indico as quantidades dos ingredientes na receita porque é totalmente livre, vai depender do que você tiver à mão ou do que gostar, mas o básico é que os legumes sejam em proporções mais os menos iguais. A quantidade dos temperos fica a gosto. Só o azeite que recomendo a quantidade: muita!

Ratatouille (legumes ao forno)

Abobrinha em rodelas
Beringela em rodelas
Tomate em rodelas
Alho em fatias
Cebola em pedaços (ou rodelas)
Manjericão fresco
Sal (não usei)

Em uma travessa untada com azeite, intercale rodelas de abobrinha, beringela e tomate, uma atrás da outra. Entre as rodelas, coloque fatias de alho. Vá acomodando pedaços de cebola nos cantinhos da travessa. Salpique o manjericão por cima, polvilhe sal - se desejar, nem precisa - e regue com azeite. Leve ao forno médio, até os legumes ficarem cozidos e dourados. É jogo rápido, pois todos são legumes com bastante água que cozinham logo. Sirva quente ou frio regado com bastante azeite.

Tudo pronto para ir ao forno
Não corte as rodelas muito finas, senão os legumes vão desmanchar, nem muito grossas, para não prejudicar o cozimento. As fotos dão uma ideia da largura da rodela. Mesmo assim, deixe a régua fora da cozinha! Não é a largura das rodelas que vai prejudicar sua receita. Como não sou muito fã de cebola, cortei metade de uma em pedaços e fui acomodando nos cantinhos. Se você for chegado na cebola, pode cortá-la também em rodelas e dispor junto com os outros legumes, em proporções iguais.

Quanto ao sal, acho que, quando você usa ervas, azeite e demais temperos, o sal é totalmente dispensável. Assim, não costumo colocar sal em legumes ou saladas e capricho nas ervas.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------

 Segui (mais ou menos, como sempre) a receita e a montagem da Cris, do blog From Our Home to Yours (AQUI). Não se assuste com o nome, está tudo em português :-)

Mais sobre o ratatouille AQUI.

Receita de ervas de Provence AQUI.


7 comentários:

  1. Ummmmmmmmm! Parece delicioso! Bom final de semana para você!

    ResponderExcluir
  2. Ummmmmmmmm! Parece delicioso! Bom final de semana para você!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia Adriana!
    Combina com esse calor além de ser um prato super saudável!
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  4. Dri adoro ratatouille, por que vão 2 paixões abóbrinhas e berinjelas. Faz tempinho já que não faço é um parto que adoro mesmo, bela sugestão, ficou lindo. Bjocasótimo final de semana

    ResponderExcluir
  5. Adri querida, que fomeeeeeeeeeeeeeee que me deu!!! rs
    Adorei a receita, e é super simples, né?
    Obrigada por compartilhar e nos deixar suas impressões e dicas!!!
    Te desejo um lindo final de semana, minha amiga!
    Bjosssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  6. Que ratatouille light. O meu leva um molhinho de tomate e queijo ralado por cima. Mas não esquece que eu acompanho o ratatouille só com arroz.
    Quer ver o meu? Deixo o link.
    Esse artigo do link faz parte de uma série de posts, 1 filme »» 1 prato.
    Suas fotos estão maravilhosas. O ratatouille é um prato tão colorido.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  7. Luciana, fica uma delícia! E é muito prático de fazer :-) Uma ótima semana para você! Beijos!

    Tania, nesse calor, a gente só quer saber de comida levinha, né? O ratatouille também pode ser servido frio, com uns pãezinhos...não queria mais nada :-) Beijos!

    Josy, minha postagem é um sinal para você fazer ratatouille de novo! Para nós, que amamos beringela e abobrinha, é um prato cheio. Responder comentários na hora do almoço dá uma fome danada! Hehehe. Beijinhos.

    Vero, essa receita é cortar, colocar na travessa e forno! Prática, prática...Eu que te agradeço a visita, pois sei que você não é muito chegada na cozinha (hehehe), mas sempre vem aqui ver as "novis" :-D Beijão, semana linda pra ti!

    Rute, não dispensaria seu ratatouille não, ficou muito apetitoso! Com um macarrão...hum, que fome me deu agora! Rs. É um prato muito gostoso e colorido :-) Beijinhos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...