verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Como fazer pão de ló

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Como fazer pão de ló


Essa é uma receita muito básica da confeitaria que vale muito a pena aprender a preparar. O pão de ló - nas técnicas clássicas conhecido como génoise - é uma massa de estrutura aerada e, técnicas à parte, é um curinga! Serve para bolos em camadas, bolos gelados, sobremesas em taças, rocambole... é pau para (quase) toda obra. Algumas receitas aqui do blog têm o pão de ló como base, mas nunca tinha enfatizado o preparo dessa massa. A seguir, além da receita, dou algumas dicas no preparo do pão de ló.


Para atiçar ainda mais a vontade de pão de ló, deixo aqui algumas ideias para usar essa massa como base. Nos preparos que indico a seguir, a receita já indica como fazer o pão de ló ou deixa o link de onde ver o preparo da massa, mas de forma mais simplificada. Dessa vez, quis trazer alguns detalhes e dicas do preparo do pão de ló.

Bolo kit kat
Bolo kit kat
Bolo bem-casado
Bolo decorado com ganache de chocolate
Torta tres leches

Pão de ló
(Rende uma forma redonda de 25 cm, que dá para cortar ao meio e obter dois discos)

8 ovos
1 xícara de açúcar
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de extrato de baunilha

Na batedeira, bata, em velocidade média, os ovos e o açúcar peneirado, até dobrar de volume (deixo uns 10 min, precisa bater bem). Desligue a batedeira, acrescente o extrato de baunilha e a farinha de trigo peneirada aos poucos, e misture delicadamente com uma colher ou fouet, com movimentos de baixo para cima e apenas até misturar bem. Coloque em forma forrada no fundo com papel manteiga e leve ao forno preaquecido a 180° C por cerca de 30 minutos.


Dicas:
- Prefiro usar formas de fundo falso para fazer pão de ló, pois acho que facilita na hora de desenformar. Mas nada impede o uso na forma de fundo fixo, ainda mais de o fundo for forrado com papel manteiga. Passe uma faquinha rente às laterais que desenforma fácil.
- Se você usar ovos caipiras para fazer o pão de ló, as gemas mais alaranjadas deixarão a massa com uma cor mais "dourada", fica bem bonita.
- Sobre os ovos, batendo bem na etapa inicial e com a adição posterior da baunilha, não fica com cheiro forte de ovos.
- Na hora de acrescentar a farinha de trigo, o ideal é peneirar já dentro da tigela da mistura de ovos, na hora em que for misturar. Misture à mão (não bata na batedeira) com a ajuda de um fouet ou de uma espátula pão duro. Os movimentos são delicados e apenas o suficiente para deixar homogêneo.
- A receita do pão de ló "aceita" o acréscimo de um pouco de gordura, o que deixa a massa mais úmida e saborosa. Se quiser, coloque 3 colheres de sopa de manteiga derretida ou óleo neutro antes de acrescentar a farinha de trigo, misturando à mão. 
- Basicamente, o pão de ló leva ovos, açúcar e farinha de trigo, mas eu, pessoalmente, nunca deixo de colocar algo para dar um pouco de sabor. Além do extrato ou da essência de baunilha, raspas de limão ou de laranja mantém a massa neutra, mas "quebram" aquele gosto de farinha, sabe?



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Como fazer pão de ló.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...