verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salada de feijão branco na alface americana

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Salada de feijão branco na alface americana


Sabe aquela receita de salada que leva ingredientes simples do dia a dia, mas que fica bem gostosa e, nesse caso, com cara de festa? Então, o caso é esse. Melhor ainda: fácil, fácil de fazer e, se você tiver o grão em conserva, nem vai ao fogo. Faço essa salada em minutos e me salva muito na hora de preparar algo rápido para jantar. A ideia da alface americana ainda deixou a salada de feijão branco bem bonita, dá para colocar na mesa em ocasiões especiais. As festas de final de ano estão aí e, com nosso Natal e Ano Novo tropicais, uma salada leve e fresca combina muito mais, né não? Veja como fazer.


Tenho sempre na despensa uma caixinha de algum grão em conserva, geralmente feijão branco ou grão de bico, mas feijão fradinho ou carioca também funcionam bem. Na hora de preparar uma salada, é só abrir, e escorrer embaixo da água da torneira, para eliminar o líquido da conserva. Desse jeito, você tem grãos cozidos e em temperatura ambiente para usar na hora na sua salada, prático.


Mas você pode também cozinhar seu grão em casa. A dica é controlar o cozimento, deixando o grão al dente - cozido, porém firme - e congelar em porções, com um pouco da água do cozimento. Na hora de usar, é só descongelar no micro-ondas ou em banho-maria e escorrer embaixo da água fria. Uma vez tendo o trabalho de cozinhar e porcionar, o uso também fica bem prático.

Essa mesma salada dá certo com milho ou ervilha em conserva. O sabor vai ficar diferente, claro, mas fica bem gostoso. Troque o feijão branco por macarrão curto cozido (al dente) e vira uma salada de massa. Não falei que ela salva nos momentos de pressa? Dá pra fazer muitas variações.

Salada de feijão branco na alface americana
(Rende 6 porções)

1 caixa de feijão branco em conserva (250 g, peso drenado)
2 tomates grandes em cubos (sem sementes)
1/2 cebola pequena picada
1/4 de maço de salsinha picada
Suco de 1 limão
Azeite a gosto
Sal e pimenta do reino
6 folhas de alface americana

Separe as folhas de alface, limpas e secas. Misture todos os outros ingredientes em um recipiente. Você pode servir a salada apenas assim, mas a sugestão é temperar as folhas de alface americana com azeite, sal e pimenta do reino e colocar a salada dentro, como se as folhas fossem cumbucas. Arrume as porções em um prato de servir. Se quiser, pode guarnecer a travessa com um mix de outras folhas verdes (rúcula, alface roxa, agrião...), formando uma "cama" que ajuda a manter as folhas de alface americana em pé.

Folhas de repolho - nesse caso, cozidas por alguns minutos em água - podem substituir a alface americana. Outra ideia é usar folhas de alface lisas e fazer rolinhos ou trouxinhas com a salada.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Salada de feijão branco na alface americana.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...