verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receita de Natal - Bolo de especiarias holandês (Kruidkoek)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Receita de Natal - Bolo de especiarias holandês (Kruidkoek)


Alguém já está pensando nas receitas para o Natal? Eu já estou e, para inaugurar os posts especiais que vão aparecer aqui nesta semana e na próxima, tem bolo natalino.

Bolo assando já é cheiroso por si só, agora imagine um bolo cheio de especiarias assando. É cheirinho bom pela casa e pela vizinhança inteira, e isso faz parte do ritual do bolo. Depois, é pegar um pedaço ainda quente - pode sim, a mãe deixa - e acompanhar de café, chá ou suco. Se você ficou com esse cenário na cabeça, saiba que esse bolo de especiarias holandês, o Kruidkoek, é perfeito para compor a mesa. Essa é uma das versões que encontrei do bolo, que parece ser um bolo comum em terras neerlandesas. Fica a dica para o Natal, é a cara da festa. E é muito fácil de fazer, veja só.


Adoro bolos com especiarias e essa receita me deixou meio intrigada no começo. Entre os ingredientes, não há ovos nem nenhum tipo de gordura (manteiga ou óleo), será que daria certo? É bem verdade que encontrei variações desse bolo que levava ovos e/ou manteiga, mas outras não. Então lembrei que a receita de pão de mel também não leva ovos e, no caso da que está publicada aqui no blog, só um tico de manteiga. Esse bolo holandês, na verdade, é um tipo de gingerbread, receita bem comum em vários países europeus.

Recomendo com força fazê-lo para o Natal, pois esses bolos com especiarias têm a cara da festa natalina! Para deixá-lo mais festivo, indico ainda cobri-lo com uma calda de açúcar mascavo.


Bolo de especiarias holandês (Kruidkoek)(Rende 1 bolo pequeno - forma de furo de 18 cm)

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar refinado
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de: noz moscada, pimenta caiena, pimenta do reino (sim!), gengibre em pó e cravo em pó (esse último não tinha, não gosto e não usei)
3 colheres de sopa de melado ou mel*
1/2 de xícara de leite
1 colher de sopa de uísque (pode ser rum ou conhaque)
2 colheres de chá de fermento em pó para bolos
1 pitada de bicarbonato em pó

*Usei duas colheres de melado e uma de mel, para completar.

Em um recipiente, peneire juntos a farinha de trigo, os dois tipos de açúcar e as especiarias. Junte o melado/mel, o leite e o uísque, misturando bem com uma espátula pão duro ou colher. Acrescente o fermento e o bicarbonato, misture novamente e coloque a massa em uma forma untada (com manteiga ou óleo) e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 170 ºC por 35 a 40 minutos.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Receitas de Natal - Bolo de especiarias holandês (Kruidkoek).
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar, facilmente dá para adaptar para uma receita vegana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jane! É verdade, os ingredientes parecem ser de fácil substituição. Se fizer a versão vegana, me conta se deu certo? Eu que agradeço a visita:) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...