verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Hambúrguer de costela com molho de cerveja preta

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Hambúrguer de costela com molho de cerveja preta


Sou da opinião de que a carne de hambúrguer feita em casa, da forma que for, vai ficar muito melhor do que a comprada pronta no supermercado. Há vários cortes de carne que se prestam muito bem para hambúrguer (ao final da postagem mostro umas dicas). A costela bovina, mesmo não sendo um corte clássico para tal, resulta em um hambúrguer delicioso, suculento e cheio de sabor, já que a própria costela tem um sabor especial. Ficou com vontade? A receita que mostro a seguir é um preparo bem simplificado, para todo mundo conseguir ter seu hambúrguer de costela em casa.

Esse é um preparo bem simplificado do hambúrguer de costela, pois, se preferir, você pode fazer uma mistura da carne de costela com outros cortes, como peito bovino com um pouco de gordura, por exemplo. A costela que usei estava bem magra , mas, com cuidado na hora da cocção, ainda assim fica um hambúrguer bem suculento - e nada gorduroso.

Comprei a costela dessossada e usei o processador para triturar. Dá para o gasto, mas não é a mesma textura obtida com o moedor de carne, tanto o de casa quanto o do mercado. O importante com o processador é não triturar demais, para não virar uma massa de carne. Vá pulsando e controlando o tempo de processamento, o ideal é ainda ficarem pedaços bem pequenos.

Hambúrguer de costela com molho de cerveja preta
(Rende 3 hambúrgueres)

500 g de costela bovina dessossada
1/4 de cebola
1 ramo de salsinha
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino

Molho
1/2 colher de sopa de manteiga
1/2 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de cerveja preta
Sal e pimenta do reino

No processador, triture bem a cebola e a salsinha (ou pique bem pequeno). Junte a carne e processe devagar, até ficarem pedaços bem pequenos. Você pode também pedir para moer a carne no mercado ou usar moedor doméstico, se tiver. Junte o molho inglês, o azeite, o sal e a pimenta. Misture bem e divida a carne em três partes. Modele bolas e achate-as, deixando um pouco maior que o tamanho do pão. Leve à frigideira untada com azeite ou óleo, bem quente, virando apenas uma vez. Deixe o tempo necessário para chegar ao ponto da carne que gostar, vá se guiando pela cor do "suco" da carne. Quanto mais rosado, mais malpassada a carne. Reserve.
Para o molho, aproveite a frigideira "suja" do hambúrguer. Junte à frigideira a manteiga e a farinha de trigo, deixe derreter e formar uma pasta. Junte a cerveja preta e misture com um fouet. Coloque sal e pimenta do reino e vá mexendo até ferver e ficar consistente.



Esse molho de cerveja preta pode servir para bifes e outras carnes passadas pela frigideira. Acho também que funciona com frango grelhado. E ajuda a tirar a sem-gracisse, rs.

Dicas para fazer carne de hambúrguer

Os hamburgueiros mais experientes preferem fazer sua própria mistura de carnes. Uma premissa é que o corte para hambúrguer não precisa ser necessariamente de primeira, afinal, a carne será moída. Então, mesmo cortes mais duros, que não serviriam para bife, se prestam bem ao serviço. Acém e peito são boas opções, que podem ser misturadas entre si ou com carnes mais nobres, como fraldinha e alcatra. O mais importante nesse quesito é que a carne seja de boa qualidade, fresca e sem nervuras, por exemplo, que possam ficar desagradáveis na hora de comer.

O preparo mais tradicional do hambúrguer é o que leva cerca de 80% de carne e 20% de gordura da carne. Assim, a própria gordura faz a liga e não é necessário acrescentar nenhum ingrediente para conseguir modelar. Um peito bovino mais "gordo" é uma boa para esse fim. Nos hambúrgueres que faço em casa, costumo usar carnes magras, por opção, e adiciono outros elementos para dar liga. Vai de cada um. 

Pesquisando sobre o assunto, achei no site Guia do Hambúrguer um artigo bem completo sobre como fazer seu próprio hambúrguer, inclusive com indicações de misturas de cortes de carne que funcionam.
 
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Hambúrguer de costela com molho de cerveja preta.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...