verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Sopa de carne com vinho

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Sopa de carne com vinho


Vi essa receita na TV há algum tempo e fiquei com muita vontade de fazer. Só precisava de um clima mais favorável, mais fresco. Confesso que as temperaturas amenas já chegaram muitas vezes e só agora a sopa de carne com vinho saiu! Rs. E valeu a pena esperar. É comida quente, aconchegante, bem temperada e saborosa. Vai bastante vinho, mas ele se mistura com a carne e forma um caldo delicioso! Veja como fazer.


Não coloquei dois ingredientes que estavam na receita original, do programa de TV Dia Dia: toucinho defumado (bacon) e couve. A primeira ausência foi para a receita ficar mais leve, a segunda foi porque tem gente aqui que não gosta. Indico na receita onde cada um entra.

É claro que ninguém vai ficar bêbado ao comer essa sopa. Apesar de ser bastante vinho, é tanto cozimento que o álcool vai embora, não se sente nenhum sabor alcoólico depois de pronto. Pode servir para crianças? Bem, o álcool não vai estar, mas, eu, pessoalmente, acho estranho usar bebida alcoólica em pratos que crianças vão comer. Eu amo uma bebidinha na comida, mas, quando faço pratos salgados ou doces que sei que meus sobrinhos vão comer, por exemplo, eu deixo de fora. Há outras sopas saborosas aqui no blog que a galerinha de todas as idades vão gostar!


Sopa de carne com vinho
(Rende 4 porções)

600 g de carne (usei patinho)*
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
3 folhas de louro
3 tomates picados
1/3 de xícara de cebolinha picada
600 ml de vinho tinto
1 xícara de água
2 batatas sem casca em pedaços grandes
2 cenouras pequenas sem casca em rodelas
Azeite
Sal e pimenta do reino
Molho de pimenta (opcional)

*A receita original é com músculo, uma carne muito saborosa.

Corte a carne em cubos e tempere com sal e pimenta do reino. Reserve enquanto corta e pica os outros ingredientes. Aqueça um pouco de azeite na panela de pressão (sem tampar ainda) e doure a carne. (Se for usar bacon, acrescente aqui para refogar). Acrescente a cebola, o alho e o louro e refogue um pouco. Junte o tomate, a cebolinha e o molho de pimenta, refogando novamente de leve. Junte o vinho e a água, acerte o sal. Agora sim, tampe a panela e deixe pegar pressão. Depois que começar a chiar, conte 20 minutos. Retire a pressão, abra a panela e acrescente a cenoura e a batata. Deixe ferver, sem pressão, até os legumes ficarem macios. (A couve entra agora, no final, rasgada grosseiramente por cima da sopa).

A cor do caldo não ficou tão escura quanto a da receita original, acho que por conta da coloração do vinho que usei - uma sobra que eu não ia mais beber -, que era mais para o rubi, mas o sabor ficou incrível! A recomendação é usar mesmo um vinho de mesa, desses bem simples.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Sopa de carne com vinho.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------

A receita original é ESSA, do programa de TV Dia Dia.

Um comentário:

  1. Boa noite, querida Adri!
    Nunca usei vinho nas carnes, já minha família usa....
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...