verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salada de pão ou panzanella fajuta

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Salada de pão ou panzanella fajuta


Fácil, leve, gostosa e nutritiva: essa salada de pão tem tudo para ser o almoço ou jantar de hoje. De inspiração italiana, ela virou uma panzanella fajuta porque não é a receita tradicional, com todos os ingredientes tal qual deveria ser. E o bom disso é mostrar que, mesmo assim, adaptada, você ainda vai ter uma salada deliciosa, porque a ideia principal continua lá. A panzanella é uma salada de pão italiana que, como todo prato do país da bota, não te deixa passar fome. Tem leveza, sim, porque é uma salada, mas tem "sustância"! Muito versátil, fez sucesso na minha casa como entrada para uma lasanha, mas também, dias depois, foi prato principal no jantar. Veja como é molezinha de preparar.

Não se acanhe de fazer substituições. Pessoalmente, acho que o pão, o tomate e os temperos são a essência da panzanella, então dá para variar um pouco fora disso. Essa salada é de origem toscana - fresca, leve... vinho, rs - e já vi versões que levam pepino ou não. O queijo, tradicionalmente, é a muçarela de búfala, mas um queijo branco fresco ou mesmo a nossa muçarela comum não fazem feio.

E a lindeza do prato? Culinária italiana, em 99,9% das vezes, é escolha certa para agradar a todos. Acompanhada de vinho branco, a salada fica ainda mais perfeita.

Salada de pão (panzanella)
(Rende 3 porções)

3 fatias grandes de pão italiano*
4 tomates em pedaços grandes, sem sementes
1/2 cebola roxa em tiras
1/2 maço de manjericão (só as folhas)
1/3 de xícara de azeitonas sem caroço (fui na verde, mas a tradicional é a preta)
1/2 xícara de queijo em cubos**
10 fatias de salame***
Suco de 1/2 limão
Azeite a gosto (generoso!)
Sal e pimenta do reino

*O ideal é usar pão dormido, mas, não sei você, esse tipo de pão não costuma dormir na minha casa, rs. Usei o pão italiano fresco, mas pão francês dormido também pode ser usado e essa é uma ótima forma de reaproveitá-lo. O ideal é levar os cubos de pão ao forno por uns minutos antes de agregar à salada, mas nem sempre faço isso e funciona do mesmo jeito.

**O tradicional é a muçarela de búfala. Se não tiver, use muçarela comum ou qualquer queijo fresco ou curado que dê para cortar em pedaços. Nesta receita, usei queijo estepe.

***Esse foi totalmente avulso, tem salame na receita original, não, rs.

Coloque os cubos de pão em uma saladeira e regue com azeite. Acrescente todos os outros ingredientes, tempere com sal e pimenta do reino e misture. Deixe uns 20 ou 30 minutos na geladeira antes de servir.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Salada de pão ou panzanella fajuta.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------

A receita de panzanella que usei de base foi ESSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...