verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Ricota caseira

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Ricota caseira


Tem certas coisas que só quem gosta de cozinhar entende. É fácil fazer ricota caseira? É mais fácil ir ao supermercado comprar uma pronta... mas cadê nossa diversão? Rs. É nessa vibe do experimentalismo que saiu um queijinho "eu que fiz" da minha cozinha. Você decide se vai querer mais cremoso ou mais sequinho, a maravilha de se fazer em casa. O ingrediente é basicamente leite, não vai nada muito mirabolante. Vem fazer queijo em casa porque comer algo que você mesmo fez... só quem cozinha entende.

É muito leite para pouco queijo, é verdade. Mas dar uma de queijeiro dentro do seu apartamento não tem preço. Sim, a gente se diverte com essas coisas. Também queria testar se conseguiria alguma coisa com o leite longa vida (UHT), de caixa. Claro que usar leite tipo A vai deixar o resultado mais gostoso, além de render mais, mas a caixa de leite deu um caldo... E deu queijo.

Não fiz o teste, mas usar leite desnatado vai resultar em rendimento menor ainda. O queijo ficou com uma consistência cremosa, uma ricota mais "molhada". Para ficar mais parecida, precisaria ter drenado mais o soro, confesso que me faltaram utensílios mais apropriados. Foi tudo na gambiarra! Rs. Mas ficou gostoso e foi mais fácil de fazer do que pensei. E nem sei ao certo em que categoria ficou esse queijo, rs.

Não sei se vale para o consumo constante. O que achei a grande vantagem de fazer em casa é poder temperar do seu jeito: vai a quantidade de sal que gostar e podem entrar temperos secos na massa, como orégano, manjericão, pimenta...

Ricota caseira
(Rende um queijo de 150 g)

750 ml de leite UHT (caixa) integral
Cerca de 2 colheres de vinagre de maçã
Sal a gosto

Leve o leite ao fogo e deixe ferver, até a espuma começar a subir. Interrompa essa "subida" desligando o fogo e junte o vinagre imediatamente, mexendo de leve com uma colher. O leite já deve começar a coalhar nesse ponto, formando "gruminhos". Deixe descansar por 20 minutos. Depois desse tempo, deve haver uma massa que se separa do soro, um líquido amarelado. Despeje tudo em um pano de prato branco limpo apoiado em uma peneira com um recipiente embaixo. Deixe o soro escorrer e depois torça e aperte o pano, para tirar o máximo de líquido. Cuidado, vai estar quente. Coloque a trouxinha dentro de um pote - ramequim ou algo assim -, abra o pano e nivele com uma colher. Cubra com as sobras do pano e coloque um peso em cima. Pode ser uma lata ou algo assim. Coloque o conjunto dentro de uma assadeira, para proteger de vazamentos, e leve à geladeira. Vá retirando o líquido que se formar. Quanto mais tempo ficar, mais seco. Deixei o meu por pouco mais de 1 hora. Depois, descubra o queijo e vire em um prato, retirando o pano em volta com cuidado.

Leite começando a talhar após colocar o vinagre

Massa de coalho já formada

Para fazer com 1 litro de leite, por exemplo, não vai variar muito a quantidade de vinagre. Se o leite não coalhar depois do tempo indicado, esquente o leite novamente e acrescente mais um pouco de vinagre, por isso a quantidade indicada de vinagre é variável. Só cuidado para não "avinagrar" demais o negócio! A ideia é conseguir coalhar com o mínimo necessário de vinagre.

Dica: se você apenas drenar o soro do coalho na peneira e misturar com um pouco de creme de leite ou iogurte natural (e salgar a gosto) já tem um queijo cottage!

Para quem pretende fazer queijo com mais frequência, pode ser útil comprar uma forma própria pra queijo que ajuda a drenar o coalho e já dá um formato bonitinho.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Ricota caseira.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------

Fiz essa receita com a ajuda das dicas do Panelinha.

3 comentários:

  1. Tem toda razão!É muito mais fácil comprar, mas o prazer de fazer torna tudo mais gostoso!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Não é? Rsrs. Sou suspeita, não perco uma oportunidade de colocar a mão na massa, nem que seja de queijo :) Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa de falar "eu que fiz" hahahaha
    Faço iogurte natural pro meu lanchinho matinal e fica super suave"

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...