verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Como fazer merengue suíço

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Como fazer merengue suíço


Dos vários tipos de merengue - tem também o francês e o italiano - esse é o que mais uso, pois é bem versátil. Ele não é tão estável quanto o merengue italiano, mas também não é tão frágil quanto o merengue francês, fica ali no meio e é ótimo para cobertura de bolos e cupcakes. E é relativamente fácil de fazer também, só é preciso tomar alguns cuidados. O auxílio de um termômetro para calda ajuda, mas é perfeitamente possível fazer sem esse utensílio, presta atenção na dica.


O merengue suíço serviu para cobrir um bolo com massa amanteigada, regado moderadamente com calda de açúcar e recheio de brigadeiro de leite em pó. Vazamentos de recheio podem comprometer a estabilidade da cobertura, então, para bolos com merengue suíço, escolha recheios firmes, como ganache e brigadeiro.

Merengue suíço
(Cobertura e decoração de um bolo de 25 cm)

7 claras (cerca de 2 xícaras)
2 xícaras de açúcar refinado
1 colher de sobremesa de suco de limão

Em recipiente que vá ao fogo, misture as claras e o açúcar. Leve o recipiente a banho maria no fogão, sem encostar na água. Vá mexendo a mistura de claras com um fouet. A mistura está pronta quando, ao esfregar a clara entre os dedos, não sentir mais grãos de açúcar e a temperatura estiver morna. Isso é coisa de 5 min, mais ou menos. Se tiver termômetro, a mistura está pronta quando chegar a 60 ºC. Leve a mistura imediatamente à batedeira, com a bacia bem limpa e livre de gordura. Comece a bater e acrescente o suco de limão. Bata em velocidade alta por 10 min, até o merengue esfriar e formar picos firmes. Se vc afundar o globo da batedeira no merengue e tirar, deve formar um bico que mantém a forma. Aplique imediatamente no bolo.

Para usar o maçarico: após fazer a decoração desejada, deixe o bolo na geladeira por uns 15 min antes de passar o maçarico culinário.

Não sabia se podia se feito com antecedência e resolvi testar: deixei na geladeira, com plástico filme encostando no merengue e em pote com tampa. No dia seguinte, a textura estava mais esponjosa, misturei com a colher e ele voltou a ficar liso, mas perdi um pouco do volume e da consistência. Ainda assim, ficou firme para cobrir o bolo e usar bico de confeitar.


Para um resultado ótimo, recomendo fazer o merengue e aplicar no bolo em seguida, próximo ao momento do consumo.

Usar o maçarico ainda cria uma película que ajuda a manter o merengue no lugar. O bolo com merengue precisa ser mantido em geladeira até o momento do consumo. Você pode deixá-lo na mesa, mas ele precisa estar gelado e não pode ser por muitas horas. O bolo da foto ficou umas 2 horas na mesa.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Como fazer merengue suíço.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

  1. Gosto muito dessa cobertura e muitas vezes errei a mão,rs Adorei! beijos, até a volta! chica

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...