verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Abra seu paladar - petiscos com queijos da Europa

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Abra seu paladar - petiscos com queijos da Europa


Alguém falou em queijo? Na semana passada, fui convidada a participar de um almoço da campanha Abra Seu Paladar, que promove queijos europeus no Brasil. A ação, como diz o nome, incentiva a buscar diferentes "usos" para os queijos. Quando compramos queijos como camembert, brie etc, geralmente fazemos uma tábua de queijos e está tudo certo, não é? Sim, é verdade que está certíssimo, mas há outras opções deliciosas e fáceis para aproveitar esses queijos, principalmente para quem gosta de cozinhar. Assim, no almoço elaborado pelo chef David Jobert, do restaurante Le Bistrot du Cuisinier (Ipanema/RJ), algumas das estrelas foram as entradas elaboradas com queijos como o roquefort. As receitas são fáceis e deliciosas, dá para fazer em casa! Confira a seguir.

As receitas foram elaboradas com o mote dos Jogos Olímpicos, como sugestões de petiscos para oferecer à família e aos amigos durante as confraternizações que costumam acompanhar esses grandes eventos. Claro que não precisa esperar o evento olímpico chegar, e certamente essas receitas podem e devem sair da cartola para qualquer momento que requerer petiscos especiais.

Bolinhas de roquefort com castanha de caju e goiabada
(Receita do chef David Jobert, serve 4 pessoas)

Divulgação
(Adendo Casa, Coisas e Sabores: esse foi meu favorito, muito simples de fazer e muito saboroso)


260 g de roquefort
150 g de castanha de caju torrada e picada
Goiabada cremosa à vontade

Cortar o roquefort em cubos e fazer pequenas bolinhas com as mãos. Reserve na geladeira até a hora de montar para servir. Em uma tigelinha, coloque a castanha de caju torrada e picada e deixe ao lado do prato com as bolinhas de queijo.Passe as bolinhas de queijo pela tigelinha com castanha de caju, envolvendo cada uma muito bem. Em seguida, coloque as bolinhas em um prato decorado com goiabada cremosa. Sirva em seguida.

Cromesqui de camembert com geleia de jabuticaba
(Receita do chef David Jobert, serve 4 pessoas)

Divulgação
2 unidades de queijo camembert
4 ovos inteiros
60 g de farinha de trigo
150 g de farinha de rosca fresca
400 ml de óleo de soja
Sal e pimenta do reino a gosto
Geleia de jabuticaba a gosto

Em uma panela larga, coloque o óleo e leve ao fogo para esquentar. Corte o queijo camembert em 10 ou 12 triângulos. Em um prato raso, coloque a farinha de trigo. Em outro prato raso, coloque a farinha de rosca. Para obter melhores resultados, separe quantidades generosas das farinhas de trigo e de rosca. Em um prato fundo, quebre os ovos e bata bem com um garfo. Pegue um triângulo de camembert e passe na farinha de trigo. Ele deve ficar todo coberto de farinha, retire o excesso sacudindo delicadamente.Retire o triângulo de queijo do prato com farinha e mergulhe no prato com o ovo batido. Passe os dois lados no ovo, para que fique bem envolvido. Escorra o excesso.

Tomate assado com brillat-savarin e chips de copa
(Receita do chef David Jobert, serve 4 pessoas)

Divulgação
4 tomates orgânicos e de tamanho médio
180 g de queijo Brillat-Savarin
15 ml de azeite de oliva extra virgem
50 g de copa fatiada bem fininha
300 ml de óleo de soja
Sal e pimenta do reino a gosto

Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma panela larga, coloque o óleo e leve ao fogo para esquentar. Lave os tomates, corte-os ao meio e tempere-os com sal, pimenta do reino e azeite de oliva a gosto. Leve os tomates para assar por seis minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Nesta etapa, o óleo já deve ter esquentado (diminua a chama do fogo para média). Frite as fatias de copa. Retire da panela e escorra em um papel toalha. Reserve. Cubra os tomates com uma colher de sopa de Brillat-Savarin e finalize com os chips de copa e um fio de azeite, decore com cebolinha francesa.

DICAS PARA PREPARAR UMA TÁBUA DE QUEIJOS


Conheço gente que viveria de queijo! Uma tábua sempre faz sucesso, principalmente acompanhando boas bebidas. Uma dica é prezar pela qualidade, não pela quantidade: três a cinco variedades de queijo já compõem bem uma tábua - tradicionalmente de madeira. Calcule 110 g a 170 g de queijo, no total, por pessoa, se a tábua for o elemento principal, e 20 g se estiver dentro de uma refeição. Escolha queijos de massa mole e queijos de massa dura, para ter variedade. 

Retire os queijos da geladeira uma hora antes de servir, pois o ideal é que sejam consumidos em temperatura ambiente. Na hora de montar a tábua, queijos que esfarelam vão no centro, enquanto os duros e secos ficam ao redor. Cada tipo de queijo pede um corte diferente: os redondos e quadrados são cortados como fatias de torta, em triângulo; os pedaços triangulares de brie são cortados no mesmo formato, em pedaços menores; os queijos cilíndricos vão em rodelas e os queijos menores podem apenas ser cortados aos meio.

DICAS PARA CONSERVAR SEUS QUEIJOS

A recomendação é colocar os queijos no meio da geladeira, para que fiquem a 6 a 8 ºC, o que retarda a evolução e o envelhecimento. Se a ideia é que seu queijo fique mais "maduro", coloque-o na gaveta dos legumes, na parte mais baixa da geladeira. Os queijos devem ser embalados individualmente, de preferência mantidos na embalagem original ou envolvidos em filme plástico/papel alumínio. Se colocar os queijos embalados dentro de um pote com tampa, melhor ainda!

Informações para as dicas, receitas e fotos oferecidas pela Assessoria de Comunicação.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Abra seu paladar - petiscos com queijos da Europa.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

  1. Adorei as dicas e receitas! Serão devidamente testadas - e com certeza, aprovadas! Bjs

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...