verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salada de frutas com doce de leite

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Salada de frutas com doce de leite


Fica a dica: uma salada de frutas bem caprichada vira uma sobremesa fácil, leve e que vai agradar a todos. Escolha frutas mais "diferentosas" e bem coloridas, pense em sabores mais especiais para complementar sua salada e ofereça algo para acompanhar a salada. Taí uma sobremesa sem erro! Para o verão, frutas são sempre uma boa pedida. Essa foi uma das sobremesas de Ano Novo da família e caiu lindamente no calor que estava fazendo. Claro que o doce de leite foi responsável por boa parte do sucesso, hahaha. Sirva o doce à parte e deixe que as formiguinhas decidam o nível de doçura da sua salada de frutas. Entre a minha turma, o nível foi pré-diabético... beeem alto! Veja a sugestão para preparar uma salada de frutas refrescante e bem boa.


Oferecer leite condensado para acompanhar a salada de frutas já é uma gordice tradicional, mas vale pensar em outras coisas doces para fazer esse trabalho: brigadeiro preto ou branco ou de outros sabores (faça molinho), chantilly batido, goiabada mole... imaginei várias coisas para tirar a salada da mesmice é dar aquele docinho que o povo gosta. Sempre bom lembrar: a salada de frutas precisa estar comedida no açúcar, senão ninguém aguenta. Na receita que mostro abaixo, não vai açúcar, só mesmo o suco de maçã que já é adoçado.

Salada de frutas com doce de leite
(Rende 10 porções ou mais)

6 bananas médias
3 laranjas
3 maçãs (gala ou nacional)
3 kiwis
1/2 melão cantaloupe
1 cacho grande de uva sem caroço (crimson)
1 maço pequeno de hortelã
Suco de 1 limão
500 ml de suco de maçã verde*

Para servir: 800 g de doce de leite

*Usei um suco de maçã verde em caixinha, é uma delícia, parece sidra sem álcool. Caso não encontre, uma boa substituição é o suco de uva branca ou de maça comum, encontradas na garrafa ou na caixinha.

O primeiro passo da salada é higienizar bem todas as frutas, lavando em água corrente. A única que usei com casca foi a uva, então deixei-a de molho com água sanitária, assim como o hortelã. 


Pique todas as frutas em cubinhos - menos as uvas, essas eu usei inteiras. Após picar as bananas e as maçãs, já regue-as com o suco de limão, para que não escureçam. Coloque as frutas picadas em um recipiente e junte o suco de maçã verde. Separe as folhas de hortelã - deixo-as inteiras, assim quem quiser pode retirá-las - e acrescente ao recipiente. O ideal é deixar pelo menos umas 2 horas na geladeira para ficar bem frio e para que pegue o gosto do hortelã. Coloque o doce de leite em um potinho à parte e sirva às colheradas por cima de cada porção de salada de frutas.

Você pode comprar o doce de leite pronto ou cozinhar a lata de leite condensado. Veja aqui como cozinhar a lata do jeito correto. 


Teria colocado também morangos nessa salada de frutas, achei que faltou um pouco de vermelho nas cores, rs, no entanto, nessa época, os morangos não estão muitos bons. Os que a gente encontra, geralmente, são caros e estão azedos. Preferi deixar de fora.

Aliás, dica-mor para uma boa salada de frutas: as que você escolher devem estar num ponto em que já estejam maduras, mas não maduras demais, desmanchando.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Salada de frutas com doce de leite.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...