verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pavê de chocolate com merengue

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Pavê de chocolate com merengue


A primeira receita de 2016 tem tudo que o povo gosta: é prática, rápida, muito gostosa e leva chocolate. Começamos o ano bem, né? Rs. Esse pavê de chocolate com merengue foi uma das sobremesas do jantar de ano novo da família. É uma receita bem versátil, porque pode ser incrementada com castanhas, frutas e outros tipos de cobertura. Também é daquelas sobremesas para um batalhão, pois o trabalho de fazer uma travessa pequena é quase o mesmo trabalho de fazer um travessão. Convenci a começar o ano doce? Confira a receita!


Ainda estamos "enfiando o pé na jaca", mas só porque começar dietas e detox na segunda-feira é muito deprimente! Rs. Sempre começo essas coisas nos dias mais improváveis, como terça ou quarta-feira, assim dói menos, haha. Nos próximos dias, vou preparar algumas dicas de comidas e bebidas leves para a gente desopilar o fígado e o estômago, tão solicitados em fim de ano e que merecem o devido descanso.

Pavê de chocolate com merengue
(Rende 10 porções)

2 pacotes de biscoito maisena (400 g)
1 xícara de leite
1/2 colher de sopa de café solúvel (ou café coado bem forte)

Creme de chocolate
2 latas de leite condensado
2 e 1/2 medidas da lata de leite
2 caixas de creme de leite
4 gemas
3 colheres de sopa de amido de milho
5 colheres de sopa de cacau em pó
50 g de chocolate em barra
Raspas de 1 laranja (usei baía)

Merengue suíço
4 claras
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha

Creme de chocolate: dissolva o amido de milho em uma das medidas de leite. Peneire as gemas. Junte esses ingredientes e todos os outros do creme em uma panela e leve a fogo médio, mexendo sem parar. O creme vai engrossando aos poucos e você precisa deixar no fogo, mexendo sempre, até ferver e chegar à consistência de um mingau grosso.
Merengue suíço:misture as claras e o açúcar em um recipiente que aguente calor. Leve a banho-maria (não pode deixar encostar na água), mexendo de leve com um fouet, até que, ao esfregar a clara entre os dedos, não seja mais possível sentir os grãos de açúcar. A ideia é aquecer as claras levemente. Leve à batedeira e bata até o conteúdo esfriar e montar um merengue firme.
Montagem: misture o leite com o café solúvel. Em uma travessa, faça uma camada fina de creme. Banhe os biscoitos na mistura de leite - é coisa rápida, só mergulhe e tire, senão fica mole - e faça uma camada. Agora sim, faça uma camada mais generosa de creme e, por cima, outra de biscoitos. Repita, terminando com o creme. Consegui fazer 3 camadas de cada (sem contar a camada fina de creme inicial). Espalhe o merengue por cima - o creme precisa estar totalmente frio. Se quiser, faça picos com um garfo e passe o maçarico culinário para dar uma queimadinha no merengue. Atenção, não dá para dourar no forno! Sirva gelado. Decorei com cerejas em calda, só para dar uma corzinha.


Pode colocar castanha no creme de chocolate, sim! Acrescentar camadas de frutas - como morango ou banana - ao pavê também cai lindo. A cobertura pode ser chantilly ou mesmo ganache branco ou escuro.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Pavê de chocolate com merengue.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...