verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Brigadeiro torta de limão

segunda-feira, 16 de março de 2015

Brigadeiro torta de limão


O brigadeiro tradicional é bom demais e todo mundo ama. Bem, pelo menos quase todo mundo! Mas, às vezes, é bom variar ou ter mais opções para os docinhos da festa. Quem acompanha o blog já sabe que, por aqui, gostamos de coisas diferentes e, nessa vibe, surgiu o brigadeiro torta de limão. A combinação do azedinho do limão e do biscoito da massa da famosa - e muito amada - sobremesa foi parar no docinho e, olha, é sucesso! Fácil de preparar, como todo brigadeiro, e chato de enrolar (haha), como todo docinho do tipo, vale a pena garantir essa delícia na próxima festinha. Aprenda a fazer!

É sabido e notório que detesto enrolar docinho. E devo ter algum problema anatômico nas mãos, porque as bolinhas que faço não ficam redondas, ficam tronchas e tortas, por mais que me esforce. Aceito dicas. Dito isso, você vai entender quando digo que prefiro fazer a versão cremosa do docinho e colocar no copinho. A receita do brigadeiro torta de limão que segue abaixo é para enrolar, mas também vou dar o bizu para fazer no copinho, porque não somos obrigados.

Brigadeiro torta de limão
(Rende cerca de 30 unidades pequenas, na forminha nº 5)

1 lata de leite condensado
Raspas e suco de 1 limão
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de leite em pó
50 g de biscoito maisena ou maria

Triture o biscoito no liquidificador, reserve. Em uma panela, misture o leite condensado, as raspas e o leite em pó, ainda fora do fogo. Leve ao fogo médio, acrescente a manteiga, e vá mexendo sem parar. Assim que começar a borbulhar, coloque em fogo baixo e continue mexendo. Brigadeiro é assim, não pode parar de mexer. Siga nessa de mexer até o brigadeiro ficar consistente. O ponto certo é quando se formar uma espécie de "massa" que desgruda do fundo da panela, isso é coisa de 15 a 20 minutos de fogo - persevere amigo/a! Depois que chegar no ponto, desligue o fogo e misture o suco de limão. Unte um prato com um tico de manteiga, espalhe o brigadeiro e deixe descansar - de preferência, fora da geladeira - por umas 5 horas. Passe um pouco de manteiga nas mãos e enrole as bolinhas. Passe as bolinhas no biscoito triturado e acomode nas forminhas. Depois, é só alegria!

Há várias técnicas para fazer brigadeiro: tem gente que não usa manteiga, tem gente que coloca gema de ovo ou creme de leite, tem gente que apenas molha as mãos com água antes de enrolar. Meu modo de preparo é o mais basicão, do jeito que nossa mãe fazia nas festinhas de aniversário :)

Vi a ideia de colocar leite em pó, para ajudar na consistência, em algum lugar desse mundão da internet, mas não lembro exatamente onde. Testado e aprovado!


Para fazer o brigadeiro torta de limão no copinho: faça o brigadeiro como se pede na receita e, depois que borbulhar e pegar um pouco de consistência, acrescente 1 caixa de creme de leite, misture e apague o fogo. Então, misture o suco de limão. Coloque o brigadeiro em copinhos e, por cima de cada um, faça uma camadinha de biscoito triturado.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Brigadeiro torta de limão.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

5 comentários:

  1. Fazia tempo que não via isso! ótima lembrança!Adoro! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Que delicia! Obrigada pela postagem! Vou fazer e te falo. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Chica, fica uma delicinha! Beijos!

    Andreia, eu que agradeço sua visita :) Depois conta o que achou! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. O meu talhou um pouquinho quando coloquei o suco de limão :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Justamente a gente mistura o suco de limão com o fogo apagado pra evitar de talhar (só as raspas vão ao fogo), aqui comigo deu certinho, mas fiquei pensando se a marca do leite condensado pode influenciar nisso. Fica mais seguro então deixar o brigadeiro amornar antes de misturar o suco de limão, vou acrescentar essa ressalva na receita ;)

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...