verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Cupcake de chocolate com chantilly de amora

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Cupcake de chocolate com chantilly de amora


Quem resiste a um lindo cupcake? Como sempre digo, além da beleza, eles precisam ser saborosos, senão não vale. Essa receita mostra uma massa de chocolate com sabor bem intenso que já apareceu aqui no blog e fica ótima para cupcakes de chocolate, e uma cobertura que não dá trabalho e fica com visual bem bonito. a parte "lúdica" da receita é a decoração, que pode ser feita com bico de confeitar, mas, na falta deste, pode ser espalhada às colheradas ou com espátula, vai ficar bom do mesmo jeito. Fiz rosas para decorar, e logo depois da receita indico como conseguir o mesmo efeito. Não desista de fazer os cupcakes por falta de habilidade ou prática, a massa é muito fácil de fazer - nem precisa de batedeira! - e a cobertura prática e diferente é a "cereja do bolinho", como disse, uma colherada no topo e está resolvido.

Cupcake de chocolate com chantilly de amora
(12 unidades)

Massa
1 xícara de água morna
1/2 de xícara de cacau em pó
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio*
1 pitada generosa de sal
1/2 xícara de óleo (usei de milho)
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 colheres de chá de vinagre

Chantilly de amora
1 caixa de creme vegetal "bate chantilly" (200 ml)
1/2 xícara de geleia de amora

*Essa medida ridícula de colher de chá é só para indicar que é bom reduzir um pouco do bicarbonato em relação à receita original, para evitar que o bolinho "exploda", Na hora de preencher a colher (eu uso medidores), não encha tudo, deixe uma sobrinha. Assim, os domos (topo) dos bolinhos ficam perfeitos.

Massa: em uma tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar, o bicarbonato e o sal. Dissolva o cacau em pó na água morna e acrescente essa mistura na tigela - tudo é misturado com uma colher de sopa mesmo. Junte o óleo e a baunilha, misture novamente. O vinagre entra por último, misture muito bem com a colher e coloque a massa na forma de cupcake forrada com forminhas de papel próprias para ir ao forno. Não encha muito as forminhas, a massa rende umas 2 colheradas de massa para cada cupcake. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 15 a 20 minutos (faça o teste do palito, veja AQUI). Deixe os bolinhos esfriarem completamente e, com uma faquinha com ponta e sem serra, tire uma tampa de cada cupcake. Enquanto os bolinhos esfriam, prepare o chantilly.
Chantilly: bata o creme vegetal de acordo com as instruções da embalagem. Fora da batedeira, acrescente a geleia aos poucos e misture delicadamente com um fouet ou garfo. Não precisa ficar homogêneo, o efeito mesclado dá um charme. Leve à geladeira até a hora de usar.
Montagem: com bico (usei o bico 1M) e manga de confeitar, recheie o buraco do cupcake e faça a decoração que quiser no topo. Fiz rosetas, mas pode ser a voltinha clássica. Decore com confeitos, no caso utilizei granulado de chocolate comum branco e preto.



Separei alguns vídeos no YouTube sobre decoração de cupcakes, tem como fazer as rosetas e também outras sugestões. Apesar de estarem em inglês, os vídeos são bem ilustrativos e não precisa entender a língua para pegar o modo de fazer ;) Veja AQUI e AQUI.

Dica: se, assim como eu, você só tem a forma de buracos para cupcake com 6 cavidades, faça 1/2 receita e asse, depois faça mais 1/2 receita para assar a segunda fornada. Não recomendo preparar a receita toda de uma vez e deixar descansando. As quantidades de massa para 1/2 receita estão AQUI

Outra dica: não tem a forma com cavidades própria para cupcakes? As forminhas de silicone são baratas e servem bem, mas também tem um truque que dispensa o uso de forma, veja AQUI.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Cupcake de chocolate com chantilly de amora.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Olá, querida Adri
    Os danadinhos são demais!!! Me pareceu fácil de fazer com a sua explicação...
    Devem ter ficado uma delícia!!!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Muito gulosos este cups! Quem não gosta né!!! Adorei a dica do chantilly, vou aproveitar. Bjkas!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  3. Adri, um dia desses tenta colocar uma pitada de canela no bolo de chocolate e vc vai ter um outro sabor muito bom e diferente. Todo muito vai notar que tem algo diferente.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...