verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Croquete de carne de travessa (é assado!)

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Croquete de carne de travessa (é assado!)


Tão amado quanto criticado - que besteira! -, croquete de carne é uma delícia e relativamente fácil de se fazer. Se você colocar tudo em uma travessa e levar ao forno, não terá nem o trabalho de modelar os croquetes nem a chatice de ficar com a barriga no fogão fritando os salgadinhos. Essa versão de croquete fica cremosa por dentro e com casca fina por fora, uma delícia de comer como lanche com um pãozinho ou mesmo no almoço ou jantar. Amanhã a seleção brasileira disputa uma vaga na final da Copa contra os alemães e, bem, independente do resultado em campo vai ter croquete! E com muita mostarda escura, por favor!

Um clássico de famosas lanchonetes alemãs no Rio de Janeiro (você, que sobe a serra para Petrópolis e faz aquela parada estratégica sabe do que estou falando). O croquete de carne é feito de uma massa muito básica, nem precisa de muito para ficar delicioso. Só precisa de mostarda escura, já falei isso? Para a receita, cozinhei a carne que usaria no croquete, mas você pode usar sobras de carne. Se for sobra de carne assada, então, já fica mais perto do sucesso. Mas não precisa sobrar para fazer, como mostro a seguir.

Croquete de carne de travessa
(Rende 8 porções)

500 g de carne*
1 cebola pequena em pedaços grandes
3/4 de xícara de água
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de farinha de rosca
Sal
Pimenta do reino
Azeite
1 ovo batido
Farinha de rosca para polvilhar

*Usei o contra-filé, pois queria uma carne macia que não precisasse de panela de pressão, para facilitar o preparo da receita. No entanto, acém ou patinho são carnes ótimas - e mais baratas - para essa receita. Doure cubos de acém ou patinho na panela, junte 1 e 1/2 xícara de água e coloque na pressão por uns 20 min após começar a chiar.

Corta a carne em cubos ou pedaços grandes. Leve os pedaços de cebola para dourar em uma panela com azeite, em fogo alto. Junte a carne, tempere com sal e pimenta do reino, e vá mexendo, até dourar e ficar macia. Coloque a água no liquidificador e junte os pedaços de carne, batendo e acrescentando mais carne pouco a pouco. Coloque no liquidificador também a cebola que estava na panela e o caldo que eventualmente tiver. Leve a carne triturada de volta à panela e junte a farinha de trigo e a farinha de rosca. Acerte o sal. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até a massa desgrudar da panela (como massa de salgadinho). Unte uma travessa pequena com azeite e coloque a massa de carne. Pincele ovo batido por cima. Polvilhe farinha de rosca e espalhe um fio de azeite por cima. Leve ao forno em temperatura média-alta por 15 a 20 minutos.

Não tinha, por isso não usei, mas você pode acrescentar salsinha e/ou cebolinha picadas na massa de carne depois de pronta e antes de ir para a travessa.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Croquete de carne de travessa (é assado!)

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------

A receita de croquete de carne que utilizei - com adaptações - foi ESSA.

2 comentários:

  1. Bem boa essa receita e assim assado, muito mais simples e prático! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Adri eu amo croquete e com certeza vou experimentar esta receita.
    bjo

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...