verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Feijão enriquecido sem panela de pressão

segunda-feira, 24 de março de 2014

Feijão enriquecido sem panela de pressão


É gostoso, é nutritivo e é bem brasileiro. Claro que estamos falando do feijão! As "cores" e tipos variam de região para região do Brasil, mas um feijão bem temperado faz sucesso de norte a sul. E não precisa de muita coisa para colocar o seu feijão do dia a dia em outro nível. Não se preocupe (ou se preocupe) que não é feijoada! É feijão caprichado, porém leve, para não deixar ninguém pesado no almoço ou jantar da semana. Para fazer essa receita, experimentei também deixar de lado a panela de pressão e cozinhar o feijão em panela comum. Conto toda essa experiência a seguir, com a receita do feijão enriquecido em detalhes.

Utilizei o feijão preto, que é o feijão de todo dia do Rio de Janeiro, terra dessa que vos fala. Pode escolher o feijão que preferir, o carioquinha - que ironia, não faz tanto sucesso por aqui -, o manteiga, o mulatinho, o de corda e até mesmo o branco. Todos caem bem nessa receita e ficam com visual até mais bonito, já que o feijão preto "escurece" tudo, rs. Também foi a primeira vez na vida que fiz feijão na panela comum. Enquanto muitos tentam criar coragem para usar a panela de pressão, fui na contramão, rs. É possível sim, mas já aviso: demora.

Feijão enriquecido (sem panela de pressão)
(Rende cerca de 6 porções bem servidas)

1/2 kg de feijão (usei o preto)
4 maxixes pequenos sem casca em pedaços grandes
1 chuchu pequeno sem casca em pedaços grandes
1/2 pimentão pequeno picado
1/4 de linguiça calabresa em rodelas
1/2 xícara de couve em tirinhas*
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de azeite
3 folhas de louro
1 pitada de cominho em grãos (ou pó)
Sal

*Sabe a receita de gelo de couve para suco verde? Congelei o bagaço que sobra e foi ele mesmo que entrou nessa receita. Você pode fazer o mesmo e usar o bagaço de couve no feijão e em sopas, por exemplo.

Sabe aquela "cola" desgracenta do chuchu? Clique aqui e veja como se livrar dela

Preparando o feijão: coloque o feijão em um recipiente e cubra com água da torneira (cubra uns 3 dedos acima, ou mais). Deixe de molho, dentro da geladeira, por 24 horas, de um dia para o outro, ou pelo menos por 12 horas - coloque de manhã para preparar à noite. Passado esse tempo, escorra o feijão (jogue fora a água do molho) e lave os grãos em água corrente.
Na panela: em uma panela grande comum, refogue o alho e as folhas de louro no azeite. Junte água limpa, o feijão escorrido (a água precisa cobrir os grãos, nessa hora coloque mais água se precisar). Deixe a água ferver e tempere com sal e cominho. Após 30 minutos de fervura, coloque o pimentão e a couve. Espere mais 20 minutos e coloque o maxixe, o chuchu e a linguiça. Deixe cozinhando mais 30 minutos. São 1h20 no total para feijão macio, mas não desmanchando. Paciência é uma virtude.



Quanto aos legumes, use o que preferir. Vale cenoura, batata, batata baroa/mandioquinha e ainda pode refogar cebola antes do alho. Meu parecer: não pretendo cozinhar feijão de novo na panela comum, a não ser que seja obrigada por força da vida. A experiência foi boa para ver que sim, é perfeitamente possível e o resultado é bom. Mas demora demais, minha paciência geralmente é curtinha e esses exercícios zen só faço em prol do blog mesmo, rs. Mas uma coisa de que gostei e vou adotar (não fazia isso!) é deixar o feijão de molho, bate mais leve no estômago mesmo.

Fique de olho 1!

A Doceria Casa, Coisas e Sabores, loja de coisas gostosas do blog, está com lançamentos para a Páscoa! As novidades são ovos de palha italiana embalados e tecido e caixa com seis ovos de palha italiana, presentes diferentes e caprichados para fazer bonito na data.



Fique de olho 2!

Veja como levar para casa o livro do Jamie Oliver no concurso de 4 anos do blog!
Clique aqui e saiba como participar


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Feijão enriquecido sem panela de pressão.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

  1. Adri querida, nem te conto, comecei a cozinhar de verdade!
    Seu blog será sempre uma referência pra mim, pois li muito e agora quero colocar em prática muitas receitas suas!
    Esta do feijão eu amei! Sou doida por feijão!
    Beijossssssss e um lindo final de semana
    Vero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vero, adorei a notícia!!!! Até que enfim resolveu se render às panelas, hein? Rs. Acho que você vai gostar e não vai querer parar :) Me mantenha informada das suas aventuras na cozinha ;) Beijão!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...