verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Semifreddo ou sorvete italiano de manga (sem ovos)

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Semifreddo ou sorvete italiano de manga (sem ovos)


Calor, calor, calor. O verão resolveu aparecer com tudo na maior parte do país e, aqui no Rio de Janeiro, a realidade é de sensação térmica beirando os 50 graus Celsius todos os dias. Coisas geladas para dentro, por favor! O semifreddo de manga é um sorvete caseiro muito, mas muito, fácil de preparar e delicioso. Esta receita ainda dispensa os ovos do preparo tradicional. Fica bem macio e dispensa sorveteira. Nada também daquele tira-bate-volta de sorvete no congelador. Fez, levou para congelar, desenformou e serviu. E ainda fica uma sobremesa bem bonita para levar à mesa, tem ainda a receita de uma calda de chocolate superfácil e decoração para fazer bonito. Geladinho, saboroso... é para fazer já, antes que o verão acabe (ou que ele acabe com a gente, rs).


O semifreddo - também conhecido como semifrio - de manga foi a sobremesa escolhida para o Ano Novo da família, diante do calor de rachar o coco que estava fazendo no dia. A receita tradicional de semifreddo leva gemas de ovo (bastante), mas o preparo que segui dispensa esse ingrediente e utiliza gelatina natural para dar consistência. Acaba sendo um "mousse congelado", deu para sentir que gostoso? A calda de chocolate e as frutas dão o tom de festa e são opcionais.

Na primeira postagem de 2014, aproveito para convidar você a conhecer e acompanhar as redes sociais do Casa, Coisas e Sabores. Além de ficar por dentro das novas receitas do blog, você vai ficar por dentro do mundo da gastronomia e das aventuras dessa que vos escreve.




 

Instagram: casa_sabores (http://instagram.com/casa_sabores)
Facebook: www.facebook.com/casacoisasesabores
Twitter: @Casa_Sabores (www.twitter.com/Casa_Sabores)
Google+: Casa, Coisas e Sabores (www.google.com/+CasacoisasesaboresBr)
Pinterest: Casa, Coisas e Sabores (www.pinterest.com/casacoisassabor)


Semifreddo de manga (sem ovos)
(Rende 10 porções ou mais)

2 xícaras de polpa de manga*
1 lata de leite condensado
2 envelopes de gelatina em pó natural (24 g)**
500 ml de creme de leite fresco***

Para a calda de chocolate
1 barra de chocolate meio amargo (ou ao leite) em pedaços (150 g)
250 ml de leite
3 colheres de sopa de leite em pó

Frutas para a decoração

*Para obter a polpa, bati cerca de 3 mangas médias em cubos com 1/3 de xícara de água no liquidificador. Fica um suco bem grosso, é só coar na peneira e usar.
**Antes de usar, hidrate a gelatina com 8 colheres de sopa de água em banho-maria ou no micro-ondas. Veja as instruções na embalagem.
***Você pode substituir por uma caixinha de creme vegetal "bate chantilly". Prepare o chantilly conforme as instruções da embalagem.

Bata a polpa de manga com o leite condensado no liquidificador até homogeneizar. É importante que tudo esteja em temperatura ambiente. Acrescente a gelatina hidratada e bata novamente. Bata o creme de leite gelado em ponto de chantilly e despeje dentro o líquido do liquidificador, misturando delicadamente com um fouet, em movimentos de baixo para cima. Forre um forma de bolo inglês com filme plástico, deixando sobras e coloque o creme de manga dentro. Cubra a superfície com mais filme plástico e leve para congelar de um dia para o outro (cerca de 8 horas).
Calda: coloque tudo em uma panela e leve a fogo médio, mexendo sem parar, até formar uma calda homogênea e consistente. No começo, fica bem ralo e parece que não vai misturar direito, mas no fim o negócio funciona, vai mexendo que chega lá.
Montagem: retire o filme plástico da cobertura e desenforme o sorvete congelado sobre uma travessa de servir (sai fácil por causa do filme plástico). Retire o restante de filme plástico e decore com a calda (fria ou morna) e frutas frescas. Espere uns minutos para amolecer o sorvete de leve e corte em fatias para servir.

Além da manga, você pode preparar essa mesma receita com outras frutas, como morango, banana, amora, uva, goiaba, maracujá... as polpas congeladas de fruta são grandes aliadas para dar praticidade a essa receita, é só deixar descongelar e usar. Não se esqueça de fazer ajustes na quantidade de polpa, dependendo da fruta (o maracujá, por exemplo, é bem mais concentrado).

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Semifreddo ou sorvete italiano de manga (sem ovos)

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------

A receita que segui foi ESSA, do chef Ronaldo Schuller (restaurante Pecorino - SP).

2 comentários:

  1. HmmmmmmmDeu vontade ,mas deveria passar longe de doces agora,rs beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Chica, estou na mesma situação agora, ainda bem que só olhar não engorda! Mas dá uma vontade.... rsrs. Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...